mar
26
2014

Gerar Espelho do RPS e NFS-e

26 de março de 2014

Índice

-

O espelho do RPS e NFS-e tem por finalidade maior compreensão de seus dados por parte do usuário.

Nota: Enquanto a nota não estiver efetivada, o espelho sempre será impresso como RPS com avisos de que o documento não é válido como comprovante. A partir do momento em que a nota estiver efetivada, o sistema passará a imprimir a NFS-e, desde que no cadastro da empresa esteja marcada como SIM a opção “Imprime NFS-e se efetivada”.

O canhoto da nota é impresso no mesmo documento, contendo uma linha tracejada para corte. No cadastro da empresa existe a opção “Imprime Canhoto” com os valores Cabeçalho, Rodapé e Opcional, descritas abaixo:

  • Cabeçalho: o canhoto sempre será impresso no topo do documento, ou seja, acima dos dados da nota.
  • Rodapé: o canhoto sempre será impresso abaixo do documento, ou seja, depois de impresso os dados da nota
  • Opcional: o canhoto será impresso no rodapé do documento desde que não ocorra quebra de página devido unicamente a presença do canhoto. Estas situações irão depender da quantidade de linhas do campo discriminação do serviço e o canhoto poderá retornar caso a nota em si já ocorra quebra de página.

A quantidade de linhas no campo discriminação do serviço que fará ou não com que o canhoto seja impresso depende do modelo de espelho.

NFS-e: O canhoto será impresso na mesma página do documento quando o campo discriminação do serviço tiver até 13 linhas. Entre 14 e 20 linhas o canhoto será oculto, pois ocasionaria quebra de página com apenas parte do canhoto. A partir de 21 linhas os dados da nota por si só já ocasionam quebra de página, disponibilizando espaço para que o canhoto possa ser impresso novamente.

RPS: Até 6 linhas na discriminação do serviço imprime o canhoto na mesma página. De 7 a 16 linhas o canhoto é oculto. A partir de 17 linhas os dados da nota provocam quebra de página, então imprime o canhoto novamente.

– Gerar Espelho do RPS e/ ou NFS-e

Acessar o Invoicy e na listagem de notas da tela inicial, clicar sobre o ícone SalvarEspelhoRPS(Espelho RPS) localizado no lado direito. Será gerado um PDF contendo os dados do RPS ou NFS-e conforme figura abaixo:

RPS

Artigos Relacionados: