abr
29
2014

Padrão GOIÂNIA

29 de abril de 2014

Índice

-

Particularidades Padrão GOIÂNIA

Documentamos abaixo algumas informações pertinentes sobre a integração com o município de Goiânia. Este município não possui servidor de homologação, bem como necessita liberação da prefeitura para emissão de NFS-e.

1. Ambiente de homologação

O município de Goiânia possui um modo TESTE nos Web Services, que estão integrados com o InvoiCy. Porém, existem duas ressalvas importantes nesse processo:

  1. O Web Service é o mesmo, tanto para Teste quando para Produção no município, o que muda é o modo como a empresa está cadastrada junto a prefeitura. Ou seja, se a empresa estiver no modo produção, mesmo enviando para o nosso ambiente de homologação, a nota é emitida como produção na prefeitura.
  2. O modo Teste valida o XML e, se estiver OK, ele retorna sempre a mesma nota, com dados fictícios, ou seja, ele não gera a NFS-e do RPS enviado, e sim retorna sempre a mesma.

2. Liberação da prefeitura.

Para que o prestador possa iniciar a emissão de NFS-e em produção no município de Goiânia pelo sistema InvoiCy é necessário primeiramente preencher uma solicitação de autorização para emissão de NFS-e via web service e entregar na Secretaria de Finanças do município.

Após a autorização da Secretaria de Finanças, o Prestador deve solicitar através do e-mail suporte.nfse@goiania.go.gov.br a alteração da utilização do web service para modo PRODUÇÃO, informando a Inscrição Municipal e Razão Social da empresa.

3. Cancelamento

A prefeitura de Goiânia não permite o cancelamento de NFS-e via web service. Para isso é necessário imprimir e preencher um formulário, a ser entregue pessoalmente na prefeitura.

O cancelamento é feito somente por meio de processo administrativo, a ser protocolado preferencialmente na Agência de Atendimento da Praça Cívica. Os formulários para solicitação estão disponíveis na internet na tela de acesso à NFS-e, não sendo permitida a utilização de formulários próprios ou modificados. (Disponível em https://www2.goiania.go.gov.br/sistemas/snfse/html/Informacoes_sobre_subst_e_canc_de_nfse.doc).

O formulário de cancelamento a ser preenchido em caso de duplicidade da nota está disponível em: https://www2.goiania.go.gov.br/sistemas/snfse/html/Cancelamento_duplicidade.doc

Já o formulário de cancelamento em caso de erros na nota está disponível em: https://www2.goiania.go.gov.br/sistemas/snfse/html/Cancelamento_naoexecucao.doc

Em caso de declaração de não execução da nota, deve ser preenchido o seguinte formulário: https://www2.goiania.go.gov.br/sistemas/snfse/html/Declaracao_naoexecucao.doc

Esta e outras informações podem ser encontradas na íntegra através do portal da NFS-e do município de Goiânia, disponível em: http://www2.goiania.go.gov.br/sistemas/saces/asp/saces00000f5.asp?sigla=snfse

4. Natureza da Informação

Obedecer o padrão ABRASF 2.0.

NatOP

5. Tomador

ATENÇÃO! Para realizar a emissão é obrigatório informar o CPF/CNPJ do tomador.

Acesse o exemplo de XML de envio, clicando aqui.