ago
11
2015

Armazenamento de CF-e-SAT autorizados no InvoiCy

11 de agosto de 2015

Índice

-

Neste artigo iremos descrever como é realizada a importação de arquivos XML emitidos e autorizados via CF-e-SAT para a Plataforma InvoiCy.

A partir deste momento assumimos que você já leu o artigo “Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos (CF-e-SAT). Caso ainda não tenha lido este artigo, recomendamos a sua leitura para facilitar o entendimento deste artigo.

É possível importar arquivos via Web Service ou através da tela de importação do InvoiCy. Proceda com os seguintes passos para realizar a importação via Web Service de um arquivo XML emitido via CF-e-SAT.

1. Consuma o Web Service de importação de documentos do InvoiCy

Primeiramente, você deve realizar o consumo do Web Service de importação de documentos do InvoiCy, conforme já descrito no artigo “Importação de documentos via Web Service”.

2. Enviando os arquivos XML emitidos via CF-e-SAT

Você deve enviar para o InvoiCy, via Web Service, a estrutura dos arquivos emitidos via CF-e-SAT. Nós disponibilizamos para você o Layout de envio de integração da SEFAZ, que o InvoiCy irá receber e retornar. Clique aqui para realizar o download.

O XML do documento deve ser convertido para texto, e inserido entre as TAGS <inv:Documento> </inv:Documento> do SOAP de envio. Veja abaixo um exemplo:

Para facilitar o seu entendimento anexamos a este artigo um exemplo de arquivo XML emitido via CF-e-SAT e importado no InvoiCy. Clique aqui, para realizar o download.

3. Realize a leitura do retorno do envio

Após o envio do arquivo precisamos realizar a leitura do retorno do processamento do documento. O retorno recebido segue a seguinte estrutura SOAP:

Também é possível efetuar a importação de um lote de CF-e SAT, onde podem existir vários documentos SAT dentro de um único arquivo XML. Para isso, basta acrescentar a tag <LoteCFe> e dentro dela a estrutura de cada CF-e SAT que se deseja importar. A imagem abaixo demonstra como deve ficar a estrutura do documento.

Para facilitar seu entendimento disponibilizamos o conteúdo do arquivo XML da imagem acima, clique aqui para efetuar o download.

Para efetuar a importação através da tela acesse no menu lateral esquerdo a opção Importar, aba Autorizados, e após selecionar o arquivo XML desejado clique no botão Importar. A imagem abaixo destaca os passos que devem ser seguidos para efetuar a importação.

Destacando que é possível realizar a importação apenas de arquivos que já foram autorizados via CF-e SAT. Não é possível importar e emitir um XML CF-e SAT pelo InvoiCy.

Através dessa tela, também é possível efetuar a importação de um lote de CF-e SAT, onde o processo de importação não sofre alterações, o que deve ser alterado apenas é o arquivo xml, acrescentando a tag <LoteCFe> e dentro dela a estrutura de cada CF-e SAT que se deseja importar

Após a importação do arquivo XML no InvoiCy, através da tela de documentos, filtro Modelo, é possível filtrar os documentos CF-e-SAT.

Se existir documentos para os filtros informados, estes serão apresentados na grid da tela de documentos do InvoiCy, permitindo através da coluna de Ações efetuar o download do arquivo XML. Ao clicar sobre qualquer uma das colunas da grid é possível visualizar os detalhes do documento.

O InvoiCy também está preparado para receber arquivos XML de cancelamento emitidos via CF-e-SAT. Para mais informações leia o artigo “Armazenamento de CF-e-SAT cancelados no InvoiCy”.