ago
20
2021

Release Notes – Versão 2.41.3 do InvoiCy

20 de agosto de 2021

Olá pessoal!

Já está disponível em produção a versão 2.41.3 do InvoiCy.

Confira as novidades:

  • Adequação conforme NT 2020.005 da NF-e:

O InvoiCy está atualizado de acordo com a nova Nota Técnica 2020.005, que traz várias considerações gerais sobre as regras de validação e campos da NF-e.

Fique atento aos prazos para implementação dos ajustes:

02/08/2021 – Ambiente de Homologação

04/10/2021 – Ambiente de Produção

O que preciso alterar para me adequar a NT?

Adição de campos novos:

  • Campos para Códigos de Barra

Foram criados os novos campos cBarra e cBarraTrib, dentro do grupo de Produtos. Esses campos não possuem validações, e permitem a informação de códigos de barras diferentes do padrão GTIN usados pelo emitente e pelo destinatário.

cBarra e cBarraTrib NT 2020.005
  • Campos para ICMS ST Desonerado

No grupo relacionado ao ICMS, foram criados novos campos destinados à informação do Valor do ICMS-ST desonerado (vICMSSTDeson) e do Motivo da desoneração do ICMS-ST (motDesICMSST), nos grupos relativos a operações tributada e com cobrança do ICMS por substituição tributária (CST 10), com tributação do ICMS com redução de base de cálculo e cobrança do ICMS por substituição tributária (CST 70), e com outras tributações do ICMS (CST 90).

ICMS ST Desonerado NT 2020.005
  • Campos para ICMS Diferido em Operações com FCP

Também no grupo ICMS, especificamente no grupo relativo a operações com tributação por diferimento (CST 51) ficam criados campos para informação do percentual do diferimento do ICMS relativo ao Fundo de Combate à Pobreza (FCP) (pFCPDif), do valor do ICMS relativo ao FCP diferido (vFCPDif) e do valor efetivo do ICMS relativo ao FCP (vFCPefet).

ICMS Diferido em Operações com FCP NT 2020.005
  • Indicadores Relacionados com Valor Total da Nota

Inclusão de campos indicadores sobre se os valores de PIS Substituição Tributária (indSomaPISST), no grupo PISST e de COFINS Substituição Tributária (indSomaCOFINSST), no grupo COFINSST, integram o valor total da Nota.

PIS e COFINS ST NT 2020.005

Campos alterados:

  • Produtos e Serviços / Declaração de Importação (Grupo I01)

Introdução de novos códigos no campo para informação da via de transporte internacional (tpViaTransp) em razão das alterações relacionadas com as declarações de importação: 

11-Courier
12-Em mãos 
13-Por reboque

• Alterações no grupo detAdicoes:

  • Aumentado o número máximo de ocorrências do grupo;
  • O número do ato concessório de Drawback agora pode ser alfanumérico, e seu tamanho máximo foi aumentado. 
Grupo detAdicoes
  • Produtos e Serviços/Declaração de Exportação (Grupo detExport):

O número do ato concessório de Drawback (tag nDraw) agora pode ser alfanumérico, e seu tamanho máximo foi aumentado.

  • Alteração do Campo cAgreg para Alfanumérico (Grupo Rastro) 

Alteração do campo Código de Agregação (cAgreg) de numérico para alfanumérico.

Grupo Rastro
  • Tag da UF da Placa Opcional 

O novo modelo de placa adotado no Brasil não possui a informação da UF de registro, por este motivo esta informação foi tornada opcional no grupo veicTransp (campo UF_veictransp) e reboque (campo UF_rebtransp).

Para ficar por dentro de todos os campos que sofreram alterações, faça download do nosso layout de integração em Excel clicando aqui. Todas as modificações estão destacadas em amarelo.

Para mais informações sobre essa NT, bem como o detalhamento de suas regras de validação, não deixe de conferir o nosso artigo NT 2020.005 v 1.20 – Regras de validação e campos da NF-e.

Está com dificuldades nas regras de validação relacionadas à essa nova NT? Confira o artigo Regras de validação da NT 2020.005 da NF-e, com algumas das principais rejeições, e como solucioná-las.