mar
07
2014

Gerando o código Hash no formato MD5

7 de março de 2014

Índice

-

Com o intuito de aprimorar a segurança na utilização de Web Service no InvoiCy, foi elaborado um método utilizando uma chave de acesso no formato MD5. Este código deve ser gerado e informado em cada chamada ao Web Service. Abaixo listamos alguns exemplos de como gerar este código. As informações que você deverá utilizar para gerar a chave de acesso em MD5 são:

  • Utilizar a chave de acesso gerada pelo InvoiCy no momento do cadastro de sua empresa (para verificar a chave de acesso da sua empresa consulte o artigo Verificando a chave de acesso da empresa), concatenado com todo o conteúdo contido dentro do grupo de tag <Envio>. Copie a chave, mais todo o conteúdo (inclusive as tags).

Ex: 9099628c5a2e63d56a6c058c34e2b46f<Envio><ModeloDocumento>NFe(….)</Envio>

  • No momento da geração do código, as informações do documento fiscal que constam dentro da tag <Documento> ainda não podem estar convertidas para texto.
  • Caso for enviado mais de um documento, o código deve ser gerado somente com as informações do primeiro documento informado.
  • Este código deve ser informado no campo <EmpCK> do Web Service.

1. Exemplo de geração de CK em C#

Na linguagem C#, há uma classe com funções para gerenciamento da criptografia com o algoritmo MD5, cuja documentação pode ser conferida no link: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ez5bche8.aspx. Na figura abaixo pode ser visto um exemplo de geração de hash MD5 em C#. Abaixo listamos um exemplo:

2. Exemplo de geração de CK em Java

Na linguagem Java, existem várias classes e formas de gerar a criptografia com o algoritmo MD5. Abaixo listamos um exemplo em Java:

3. Calculadora de MD5 no InvoiCy

Para auxiliar no processo de integração com o InvoiCy, disponibilizamos uma Calculadora MD5 para gerar o código Hash, que deve ser utilizado em cada chamada ao Web Service. Com isso, é possível validar o código gerado pelo seu sistema comparando o mesmo com o código esperado pelo InvoiCy.

Para utilizar este recurso, basta acessar o menu Ferramentas de Integração, disponível no Painel de Controle do InvoiCy.

Ao acessar esta ferramenta, o InvoiCy irá apresentar a Chave de Acesso e a Chave de Parceiro, conforme empresa selecionada. Para gerar o Hash MD5 é preciso colar o XML gerado pelo seu sistema no campo Conteúdo do XML. Lembrando que este arquivo deverá estar linearizado. O resultado será apresentado no campo EmpCK Esperada.

Este Hash gerado deve ser comparado com o código gerado pelo seu sistema, caso o resultado apresentado no campo EmpCK Esperada for diferente do que foi gerado pelo seu sistema, revise seu XML, removendo caracteres especiais, espaços e quebras de linha.