set
16
2014

Envio de Eventos para CT-e

16 de setembro de 2014

Índice

-

Vamos trabalhar agora com a emissão de eventos do CT-e.

A emissão dos eventos ocorre através do mesmo Web Service de envio de CT-e. Os eventos do CT-e compreendem: Cancelamento, Carta de Correção Eletrônica e Multimodal.

O que é um evento?

Um evento é um registro de um fato que ocorreu com o CT-e após sua autorização de uso, pode ser emitido pelo contribuinte ou pelo Fisco. Os eventos podem ou não modificar a situação do documento, por exemplo, evento de cancelamento. A seguir detalhamos cada um dos eventos, e como proceder para efetuar o envio.

Eventos de Cancelamento e Multimodal

Para os eventos de Cancelamento e Multimodal, a geração do XML segue a mesma estrutura, mudando apenas as tags específicas para cada tipo de evento. Clique aqui para realizar o download do manual de geração do XML de eventos.

Disponibilizamos também um arquivo de esquema XML, que poderá ser utilizado para auxiliar na geração do XML. É recomendável que o XML gerado seja validado contra o esquema antes de ser enviado ao InvoiCy. Clique para fazer o download do arquivo de esquema.

Evento de Prestação do Serviço em Desacordo

Para efetuar o envio desse evento deve-se usar o layout de eventos, apenas adequando os campos necessários para o evento em específico. De acordo com a imagem abaixo, deverá informar na tag <Evedet> a descrição “Prestação do serviço em Desacordo”. A tag <indDesacordo> deverá ser preenchida com o valor ‘1’, e se desejar ainda pode informar observações do tomador na tag <Observacao>.  Para visualizar um exemplo completo do XML do evento clique aqui.

Evento de Carta de Correção

Para emitir um evento de Carta de Correção alguns pontos devem ser levados em consideração. Como em quais situações emitir, o prazo e a quantidade permitida. A seguir explicamos cada um desses pontos.

Em quais situações posso emitir a Carta de Correção Eletrônica?
É permitida a utilização de CC-e para regularização de erro ocorrido na emissão de documento fiscal, desde que o erro NÃO esteja relacionado com:
I – as variáveis que determinam o valor do imposto tais como: base de cálculo, alíquota, diferença de preço, quantidade, valor da operação ou da prestação.
II – a correção de dados cadastrais que implique mudanças do remetente ou do destinatário;
III – a data de emissão ou de saída da mercadoria.

Qual o prazo para emitir uma CC-e?
O emissor tem até 720 horas (30 dias) para emitir uma Carta de Correção, após a autorização do CT-e.

Quantas Cartas de Correções posso emitir para um CT-e?
O emissor poderá emitir até 20 Cartas de Correções para cada CT-e, sendo que a CC-e mais recente anula as Cartas de Correções anteriores. Por isso, caso seja emitido mais de uma CC-e, deve-se adicionar as correções anteriores junto a CC-e que está sendo emitida.

Layout da CC-e

O layout para envio de um evento de Carta de Correção segue a mesma estrutura do layout de envio de CT-e, onde devem ser alterados apenas os valores dos campos que se deseja corrigir, ou informar um valor para os campos que foram enviados vazio, e substituir a tag <Envio> por <EnvioEvento>.

Na imagem abaixo apresentamos um exemplo de como enviar um evento de CC-e para corrigir o valor do campo <natOp>. No lado esquerdo da imagem consta um exemplo do layout de envio do CT-e, e no lado direito um exemplo do layout da CC-e, destacando a alteração da tag <Envio> por <EnvioEvento>, e também a tag <natOp>, que teve seu valor alterado para “Transporte de mercadorias”.

Para facilitar seu entendimento disponibilizamos um exemplo de arquivo XML do evento de CC-e, clique aqui para fazer o download. E para realizar o download do manual de geração do XML de eventos para CC-e clique aqui.

É importante destacar que uma vez que não é possível corrigir a data e hora de emissão, o valor informado na tag “<EveDh>” é o valor que o InvoiCy utilizará para transmitir o evento para a SEFAZ . Caso ele esteja em branco, será utilizado o horário padrão do servidor do InvoiCy, o que pode ocasionar falhas na emissão da Carta de Correção dependendo da diferença de fuso horário com a SEFAZ do estado para que será transmitido o documento.

Após a autorização da Carta de Correção, é possível fazer o download do arquivo xml gerado para o evento, e também imprimir o arquivo PDF da última CC-e autorizada. A impressão do PDF pode ser efetuada de duas formas, pela tela inicial clicando sobre o ícone de impressão na grid ou ainda pela tela de Detalhes do documento, aba Eventos.

Ao efetuar a impressão pela tela inicial, aparecerá uma opção para você usuário escolher se deseja imprimir o PDF do DACTE ou o PDF da Carta de Correção, conforme a imagem a seguir. Destacando que essa opção aparece apenas para os documentos que possuem uma Carta de Correção já autorizada.

Acessando a tela de detalhes do documento, aba Eventos, também é possível baixar os arquivos xml dos eventos e imprimir apenas o PDF da última CC-e autorizada, conforme imagem a seguir.

Clicando sobre o conteúdo da grid é aberta a tela de detalhes do evento, contendo mais informações sobre a Carta de Correção enviada.

Como fazer para enviar um evento?

Proceda com os seguintes passos para efetuar o envio de eventos:

1.      Envie um novo CT-e
Você pode enviar um novo CT-e ao InvoiCy, ou obter um CT-e já autorizado anteriormente para o teste de eventos. O CT-e utilizado para a emissão de eventos deve estar autorizado. Não é permitido qualquer outro status para envio de eventos.

2.      Gere a estrutura do arquivo XML do evento desejado
Você deverá gerar a estrutura do XML de acordo com o evento desejado, seguindo o layout de eventos no caso de eventos de Cancelamento e Multimodal. Ou o layout de eventos no caso de uma Carta de Correção.

Nós disponibilizamos para você um exemplo da estrutura do arquivo de cancelamento para facilitar seu entendimento. Clique aqui para realizar o download.

3.      Consuma o Web Service de envio de documentos do InvoiCy
Após gerar o layout do XML do evento, basta realizar o consumo do WS de integração do InvoiCy, conforme já descrito no artigo “
Integrando com o módulo CT-e”.

Para facilitar o seu entendimento, anexamos a este artigo um exemplo completo de cancelamento de um CT-e através do WS de integração do InvoiCy. Clique aqui e realize o download do documento.

4.      Obtenha o retorno do envio do evento
Ao realizar o consumo do Web Service do InvoiCy, no retorno será possível identificar se a operação foi realizada com sucesso.

O layout de retorno do Web Service para eventos, é o mesmo retornado no momento da emissão do CT-e. Para os eventos, estarão preenchidas as tags específicas no retorno, como o EveTp e EveId, como mostra a imagem abaixo.

Artigos Relacionados: