jul
21
2015

Padrão NF-Eletronica

21 de julho de 2015

Índice

-

Para utilizar o Padrão NF-Eletronica deve-se atentar para algumas particularidades.

1 Envio

1.1 Numeração

A numeração do RPS deve ser sequencial e não permite pulos, ou seja, para conseguir efetivar um novo número de RPS, os anteriores devem estar efetivados. Por exemplo, ao enviar um lote contendo os RPS 1, 2, 3, 4, 5, os RPS 1 e 2 efetivaram, porém, o número 3 rejeitou (por algum erro de preenchimento), dessa forma, o 4 e o 5 também rejeitarão, devido ao pulo de numeração. É preciso corrigir o número 3, reenviar o mesmo e, após efetivar, reenviar o 4 e o 5.

1.2 Valores

Atentar para tags de valor, a prefeitura aceita somente duas casas decimais, então caso esse número de casas após a virgula for maior o valor DEVE ser arredondado, por exemplo, valor base é de R$440,23 e minha alíquota é de 3%, então (440,23*0,03) = 13,2069 porém para o padrão NF-Eletronica os números após a virgula devem ser arredondados, então o valor a ser enviado corretamente deve ser R$13,21. Porém esse valor deve sempre possuir duas casas decimais após a virgula, esse arredondamento deve ser feito somente quando o número de casas decimais for maior que 2.

1.3 Tomador Estrangeiro

As informações do tomador devem ser preenchidas mesmo se o tomador for estrangeiro. O InvoCy assume que o tomador é estrangeiro quando as tags TomaCNPJ e TomaCPF estão vazias e o País do tomador (TomaPais) não for o Brasil, automaticamente o InvoCy interpreta que o tomador é estrangeiro.

1.4 Intermediário, itens e substituição.

No padrão NF-Eletronica não é possível adicionar informações sobre intermediários, itens e não possui substituição da NFS-e.

1.5 Envio de notas em lote

O padrão NF-Eletronica permite o envio de documentos em lote. É possível enviar várias notas para o InvoCy em uma única requisição ao Web Service, no retorno a tag DocArquivo estará alimentada em um único arquivo txt com todas as notas convertidas em Base64. A quantidade de notas por lote deve ser configurada nos Dados da Empresa.

            1.6 Natureza da Operação

Segue abaixo os códigos aceitos para o Padrão NF-Eletronica.

Natureza de Operação

2 Upload do arquivo

Para efetuar o upload do arquivo junto ao sistema da prefeitura deve – se realizar a conversão da tag DocArquivo que está em Base64 para texto e salvar em um diretório o arquivo txt com os dados da nota (s). Após deve ser acessado o sistema da prefeitura e ir para o menu “Importação”, selecionar o arquivo com os dados da nota e clicar em “Criticar”, essa opção irá validar se todos os dados estão corretos, se não ocorrer erros a(s) nota(s) poderão ser importadas e convertidas para NFS-e. Segue imagem com o passo a passo da importação.

3 Retorno Prefeitura

Devido que o sistema da Prefeitura utiliza arquivos txt para a importação de notas e o mesmo deve ser feito diretamente no sistema da prefeitura, para que a nota seja efetivada no InvoCy, deve se exportar um arquivo txt do sistema da prefeitura com os dados da nota e popular a tag Arquivo e a tag ExtensaoArquivo com o arquivo convertido para Base64, após isso realizar o envio para o Web Service de envio de notas.

4 Consulta

O padrão NF-Eletronica não possui Web Service de consulta de notas, sendo assim as notas emitidas diretamente pelo sistema da prefeitura se efetivadas/canceladas não será possível disponibilizar a mesma no InvoiCy, pois não será possível consultar as informações da NFS-e.

5 Cancelamento

No padrão NF-Eletronica não é possível cancelar a nota através do InvoiCy, nele só será alterado o status da nota para cancelado, este deve ser feito diretamente no sistema da prefeitura.

6 Exemplo XML

Para visualização de um XML de exemplo para envio, clique aqui.

Para visualização de um XML de exemplo para envio com os dados exportados da prefeitura, clique aqui.