nov
06
2015

Buscar Documentos de entrada na SEFAZ

6 de novembro de 2015

Índice

-

A Plataforma InvoiCy foi adequada de acordo com a NT2015/002, que tem como objetivo apresentar um novo Web Service denominado MDFeDistribuicaoDFe, que irá disponibilizar para os atores do MDF-e informações e documentos fiscais eletrônicos de seu interesse. A distribuição será realizada para terceiros informados no conteúdo do MDF-e, no grupo de pessoas autorizadas a acessar o XML (tag: autXML).

Este serviço permitirá que um ator do MDF-e tenha acesso aos documentos fiscais eletrônicos (DF-e) que não foram gerados por ele, mas que sejam de seu interesse. Pode ser consumido por qualquer ator de MDF-e, Pessoa Jurídica ou Pessoa Física, que possua um certificado digital de PJ ou PF.

Os documentos fiscais eletrônicos estarão disponíveis para distribuição por até 3 meses após sua recepção pelo ambiente Nacional do MDF-e. Os seguintes documentos serão disponibilizados para terceiros:

– MDF-e

– Evento de Cancelamento

– Evento de Encerramento

– Evento de Inclusão de Condutor

Para o usuário não terá nenhum impacto na execução do processo, que continuará integrando com o Web Service de recepção do InvoiCy.

1. Gere a estrutura do arquivo XML de consulta do MDF-e de entrada

Através dessa funcionalidade é possível realizar a busca dos documentos emitidos contra o CNPJ da empresa que está manifestando.

Clique aqui para visualizar um exemplo de XML com a estrutura para consulta de MDF-e de entrada.

Disponibilizamos também um documento que especifica o layout do XML que devem ser gerado, clique para fazer o download.

2. Consuma o Web Service de envio de documentos do InvoiCy

Após a geração do XML de consulta dos MDF-e de entrada, o próximo passo é realizar o consumo do Web Service de recepção do InvoiCy.

O XML de consulta deve estar na tag “Documento”, convertido para texto.

Para a geração do código hash informado no campo “EmpCK” deve-se utilizar todo o conteúdo da tag “Documento”. O procedimento para a geração do hash você encontra no artigo Gerando o hash MD5.

3. Obtenha retorno da consulta do MDF-e de entrada

Será retornada uma lista com os Documentos de entrada de acordo com os parâmetros informados para a busca.

Para ter acesso completo as informações da Nota Técnica 2015/002, clique aqui.

Destacando que o XML retornado não é armazenado no InvoiCy, apenas exibido no momento da consulta.