jul
13
2016

Padrão Metrópolis

13 de julho de 2016

Índice

-

O Padrão Metrópolis segue o modelo sugerido pela ABRASF, na versão 1.0. Disponibilizando a tecnologia de Web Services para realizar as emissões de NFS-e. Abaixo, estão descritas as particularidades deste padrão:

1. Número e Série Única do RPS

O Padrão Metrópolis utiliza uma Série única para a emissão de NFS-e, obrigando assim que o prestador utilize somente uma ÚNICA série e consequentemente não repita os números de RPS, utilizando-os sempre de forma sequencial.

2. Natureza da Operação

Tabela com as opções de Natureza da Operação aceitas pela pelo sistema Metrópolis:

Tabela1

3. O sistema não permite:

  • Inutilização da Nota;
  • Recepção de RPS sem Tomador;
  • Recepção de RPS com Tomador Estrangeiro;
  • Substituição de RPS;

 4. Outras Informações

O padrão Metrópolis não possui uma tag específica para informações outras informações sobre o RPS a ser emitido, por isso, no cadastro da empresa, deve-se escolher o valor “Sim” para o campo “Concatenar Discriminação e Outras Informações”, como mostra a imagem:

Imagem1

5. Ambientes

A prefeitura dispõe além do ambiente de produção o ambiente de homologação, para fazer uso deles e consequentemente dos Web Services, é necessário contatar a mesma e fazer a solicitação formal, fornecendo informações como CNPJ e Inscrição Municipal para o endereço de e-mail cedes02@edza.com.br ou ligar no número (71) 3273-3200.

6. Cancelamento

Pelo motivo do sistema Metrópolis não dispor de cancelamento de NFS-e via Web Service, o prestador que desejar realizar tal operação deve acessar o a aplicação Metrópolis Web através do portal da Prefeitura.

Imagem2

Após realizar o login com as credenciais habilitadas junto a prefeitura, deve-se acessar o menu “NFS-e => Nota Fiscal Eletrônica”.

Imagem3

Assim, o usuário é redirecionado para a tela de Consulta de NFS-e emitidas. Para realizar o cancelamento o usuário deve encontrar a NFS-e que deseja e clicar no botão referente ao cancelamento (X).

Imagem4

7. Informações do Tomador

O telefone do tomador só pode ser enviado com 11 dígitos.

8. Exemplo XML

Acesse o exemplo de XML enviado ao InvoiCy BR, através deste link.