ago
04
2016

Licenciamento das empresas via Web Service

4 de agosto de 2016

Índice

-

Olá! Sempre pensando em facilitar para o usuário o processo de administração de suas empresas, nós disponibilizamos um novo layout de integração para controlar o licenciamento de suas empresas via Web Service.

Na sequência explicaremos o passo a passo de como solicitar, cancelar, bloquear e desbloquear as licenças de uma empresa no InvoiCy.

Estando com a sua empresa devidamente cadastrada em nosso ambiente, você deve enviar via Web Service o novo layout de integração. Se tiver alguma dúvida sobre o cadastro de empresas leia os artigos Cadastrar uma empresa via Interface Web ou Cadastrar uma empresa via Web Service.

A imagem abaixo representa a estrutura desse layout, onde deve-se informar o CNPJ da empresa, tipo de ambiente (1 – Produção, 2 – Homologação), Ação que será executada, Módulo, Modelo de contrato e Autor responsável pela solicitação, destacando que essa informação do Autor é obrigatória.

A tag ação representa o que você deseja fazer em relação a licença,  onde as opções disponíveis são as seguintes: 1 – Solicitar, 2 – Bloquear, 3 – Desbloquear, 4 – Cancelar.

Atenção! Para licenças com o status “Bloqueada”, a cobrança do uso da mesma ainda é existente pois isso significa que ela está apenas suspensa para o uso temporário. Então caso sua necessidade seja não usar mais o serviço do InvoiCy a licença deve ser do tipo “Cancelada”, finalizando desta forma o contrato de uso da aplicação.

É preciso também escolher o Modelo de contrato desejado, podendo ser 1 – Bilhetagem ou 2 – Licenciamento.

Para efetuar o download do layout XML exibido na imagem, clique aqui.

Após efetuar o envio do layout de licenciamento deverá retornar o código 100 – Licenciamento processado, se o processo foi executado com sucesso. O retorno do licenciamento segue a seguinte estrutura SOAP.

Para fazer download do XML exibido na imagem clique aqui.

Também está disponível o XSD do licenciamento, para acessar clique aqui.

Através da Plataforma InvoiCy será possível acompanhar o histórico de todas as licenças, bem como o autor responsável por cada ação executada. Para isso basta acessar o Painel de Controle, e no grupo Empresa clicar em ‘Módulos contratados’.

Após clicar no ícone “Históricos da licença” presente na grid, conforme demonstra a imagem a seguir.

Na sequência abrirá uma tela apresentando todas as alterações efetuadas para a licença do módulo selecionado. Especificando o tipo de solicitação, Horário de execução, Autor responsável, Origem da solicitação (via tela ou via Web Service) e ação executada. A tela ainda dispõe de filtros para o usuário pesquisar as informações.

Para facilitar seu entendimento, disponibilizamos também um documento que especifica o layout dos XMLs que devem ser gerados, clique aqui para fazer o download.

Se você deseja fazer esse controle de licenciamento de suas empresas através da Plataforma InvoiCy, sem interação com o Web Service também é possível. Para mais informações leia o artigo Licenciamento das empresas.