jul
19
2019

Permitir resolver notas em conflito via Web Service

19 de julho de 2019

Índice

-

Durante o processo de emissão de NFS-e pode ocorrer que um determinado documento fique com status ‘em conflito’. Esse retorno geralmente ocorre quando há falha na comunicação com a prefeitura e esta não possui o serviço de consulta ou exige o número de protocolo para realizar a consulta, porém como ocorreu problema na comunicação, o número do protocolo não está disponível.

Para realizar a correção de documentos com status ‘em conflito’, ao receber esse retorno do web service, o ERP poderá solicitar que o prestador verifique junto ao sistema da prefeitura se o documento está registrado lá, caso esteja, ele deverá pegar os dados referente ao número da NFS-e, código de verificação e protocolo. Estas informações deverão ser enviadas ao InvoiCy por meio do web service de recepção de documentos.

O envio das informações para o InvoiCy deverá seguir o modelo no link a seguir: Clique aqui .

Caso a nota constar no sistema da prefeitura, o ERP deverá enviar ao InvoiCy o número da NFS-e, o código de verificação e o protocolo. Nesse caso, a tag NotaExiste deverá ser enviada como “S”,  a partir disso o InvoiCy irá atualizar os dados do documento e será disparada uma consulta ou uma tentativa de reenvio, se a comunicação com o web service da prefeitura ocorrer normalmente, o status da NFS-e será atualizado no InvoiCy.

Se a nota não existir no sistema da prefeitura, o ERP deverá enviar ao InvoiCy o mesmo evento de correção apresentado anteriormente, porém enviando o campo NotaExiste como “N”,  nesse caso não devem ser enviadas as tags Protocolo, NFSeCodVerificacao e NFSeNumero.

Em alguns padrões existe um controle na numeração de lotes, que devem ser sequenciais. Como o número do lote é gerado e controlado automaticamente pelo InvoiCy, na maioria dos casos a empresa não precisa se preocupar com esse número.  Quando a prefeitura rejeitar o lote devido a problemas na sequência do lote (ou dizer que esse número de lote já foi utilizado em emissões anteriores), buscamos identificar que esse erro ocorreu e o sistema se resolver automaticamente. Entretanto, até conseguirmos tratar todos os possíveis retornos, a emissão em alguns padrões pode necessitar de interação manual para recalibrar a sequência do lote.

Quando o caso relatado acima ocorrer, o usuário poderá verificar no site do município qual o número do lote da última nota autorizada e informar ao invoiCy qual o número de lote o RPS em questão precisa utilizar para emitir.

Após enviar essas informações, o InvoiCy irá retornar ao ERP o status do documento, utilizando o mesmo layout de retorno de consulta de documentos.