abr
06
2021

Release Notes – Versão 2.37.0

6 de abril de 2021

Índice

-

Versão 2.37.0 – 13/04/2021 – em produção

Olá pessoal!

Já está disponível em produção a versão 2.37.0 do InvoiCy.

Confira as novidades:

– Adequação conforme NT 2021.001 do CT-e:

Em resumo, esta Nota Técnica promove uma nota explicativa sobre a regra de validação da duplicidade de chaves de acesso visando padronizar o entendimento em todos os DF-e. E também a desativação da validação que impede autorização de CT-e cuja numeração encontra-se inutilizada.

Mas o que isso significa na prática?

A autorização de CT-e apresenta uma regra de validação que garante a unicidade da chave natural (chave de acesso) do Documento Fiscal Eletrônico composta por CNPJ/CPF, Modelo, Série e Número do documento.

Há situações onde um mesmo documento pode ser emitido e autorizado de forma normal (tpEmis 1) e também em contingência SVC (tpEmis 6 ou 7), caracterizando duplicidade.

Quando ocorre uma falha de comunicação com a SEFAZ, não sabemos se o documento foi ou não autorizado. De praxe, quando ocorre essa falha, o aplicativo comercial pode efetuar a emissão deste mesmo documento em contingência SVC, autorizando-o com tpEmis 6 ou 7.

Porém, o documento enviado anteriormente com tpEmis 1 que recebeu a falha de comunicação, pode ter sido autorizado no ambiente normal da SEFAZ. Desta forma, teríamos 2 documentos autorizados com mesmo número e série, porém somente com tpEmis diferentes.

Anteriormente, este procedimento poderia causar duplicidade, sendo que o InvoiCy não armazenaria um dos documentos por conter a mesma numeração e série. Com esta nova atualização, o InvoiCy passará a armazenar ambos os documentos, exibindo em tela e retornando em consultas os dois arquivos, tanto o que foi emitido em tpEmis normal, quanto o documento que foi emitido com tpEmis de contingência.

Para ficar bem informado sobre tudo que engloba essa NT, leia o artigo no nosso Blog.

– Adequação conforme NT 2021.001 do MDF-e:

Em resumo, esta Nota Técnica promove ajustes no leiaute do MDF-e do modal RODOVIÁRIO adequando o grupo de informações do vale pedágio em acordo com a definição da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Também a inclusão da chave do PIX como forma alternativa de recebimento do frete no modal rodoviário e no evento de pagamento do frete.

Também promove uma nota explicativa sobre a regra de validação da duplicidade de chaves de acesso, visando padronizar o entendimento em todos os DF-e. Por fim, o novo padrão de placas do Mercosul não traz mais no registro de licenciamento a informação da UF de emplacamento, tornando facultativo o preenchimento deste campo.

O que preciso alterar para me adequar a NT?

Algumas alterações foram realizadas no layout XML do MDF-e, as quais destacamos abaixo. É importante ressaltar que as regras de validação relacionadas ao Vale Pedágio, entram em vigor somente na data de 07/06/2021.

– Alterado campo numeroCompra do grupo de Vale Pedágio tornando-o de preenchimento opcional;

– Incluído campo tpValePed no grupo de Vale Pedágio para informação do Tipo de Vale Pedágio. Aceita os valores:
– 01 – TAG;
– 02 – Cupom;
– 03 – Cartão.

– Incluído campo categCombVeic no grupo de Vale Pedágio para informação da categoria de Combinação veicular. Aceita os valores:
– 02 Veículo Comercial 2 eixos;
– 04 Veículo Comercial 3 eixos;
– 06 Veículo Comercial 4 eixos;
– 07 Veículo Comercial 5 eixos;
– 08 Veículo Comercial 6 eixos;
– 10 Veículo Comercial 7 eixos;
– 11 Veículo Comercial 8 eixos;
– 12 Veículo Comercial 9 eixos;
– 13 Veículo Comercial 10 eixos;
– 14 Veículo Comercial Acima de 10 eixos.

– Incluído campo indAltoDesemp no grupo de Informações do Pagamento do Frete para informar indicação de operação de transporte de alto desempenho;

– Incluído campo PIX no grupo de Informações Bancárias para informar a chave PIX para recebimento do pagamento do frete realizado;

– No grupo VeicTracao e VeicReboque, o campo UF (UF em que o veículo está licenciado), passa a ser de preenchimento opcional, uma vez que o campo deixou de existir para o padrão de placa MERCOSUL;

– No Evento de Pagamento da Operação também foi incluído o campo PIX, para que seja possível informar a chave PIX para recebimento do pagamento do frete.

Para acompanhar todas as alterações que essa NT engloba, leia o artigo no nosso Blog. Também confira as alterações realizadas em nossos layouts de integração: Layout de Envio e Layout de Eventos.

– Implementação de Web Service de licenciamento para API REST:

Olha só que super novidade! A partir dessa versão o InvoiCy passa a disponibilizar o serviço de licenciamento de empresas também via API REST, possibilitando realizar a solicitação, cancelamento, bloqueio e desbloqueio de licenças.

A seguir apresentamos a estrutura do layout do JSON a ser enviado, onde deve-se informar o CNPJ da empresa, tipo de ambiente (1 – Produção, 2 – Homologação), Ação que será executada, Módulo, Modelo de contrato e Autor responsável pela solicitação, destacando que a informação do Autor é obrigatória.

[{
“CnpjEmpresa”: “99999999999999”,
“tpAmb”: 2,
“Acao”: 1,
“Modulo”: “CTe”,
“Modelo”: 2,
“Autor”: “Usuario Parceiro Migrate”
}
]

Na sequência explicamos cada campo dessa estrutura:

  • CnpjEmpresa – empresa cadastrada no InvoiCy para a qual serão realizadas as ações de licenciamento.
  • tpAmb – Ambiente do licenciamento, sendo 1 – Produção e 2 – Homologação.
  • Acao – representa ação a ser realizada sobre a licença, sendo que as opções disponíveis são: 1 – Solicitar, 2 – Bloquear, 3 – Desbloquear e 4 – Cancelar.
  • Modulo: módulo para o qual será realizada a ação sobre a licença, exemplo: NF-e, CT-e, NFS-e.
  • Modelo: modelo de contrato, sendo 1 – Bilhetagem ou 2 – Licenciamento.
  • Autor: responsável pela ação realizada.

Para mais informações e exemplos de JSON, acesse a documentação da API REST, neste link.

– Possibilidade de replicar o cadastro de empresas automaticamente:

Oba! Essa novidade é para você, usuário parceiro! A partir de agora, permitimos replicar os dados do cadastro de uma empresa entre os ambientes de homologação e produção, flexibilizando as novas integrações.

Essa funcionalidade está disponível através do novo ícone “Replicar empresa”, localizado na tela de Início do InvoiCy, como demonstra a imagem a seguir.

Dessa forma, basta clicar no ícone correspondente a empresa que você deseja enviar o cadastro para o outro ambiente, onde o sistema irá apresentar uma mensagem em tela informando que “A empresa foi cadastrada no Invoicy”.

Atenção! Estando no ambiente de homologação, a empresa será automaticamente cadastrada no ambiente de produção, mas fique tranquilo que isso não acarretará em custos adicionais, pois a empresa ainda não estará licenciada para emitir documentos, ok?!

Também é possível fazer o processo inverso, estando no ambiente de produção, a empresa será automaticamente cadastrada no ambiente de homologação.

É importante destacar que, os dados enviados no cadastro compreendem as informações relativas aos dados da empresa (CNPJ, Razão Social, endereços), bem como logomarca e certificado digital. Demais dados como, parâmetros configurados por módulo, caixas de e-mail e licenciamento, não serão replicados para o outro ambiente.

– Novas opções de retorno nos parâmetros da consulta de documentos:

O processo de consulta de documentos sofreu algumas adequações, e a partir dessa versão conta com dois novos parâmetros, que serão detalhados na sequência.

  • Retornar tipo de emissão na consulta de documentos:

O processo de consulta de documentos conta com o novo parâmetro RetornartpEmis, que permite retornar o tipo de emissão do documento consultado. Veja na imagem abaixo um exemplo dos parâmetros da consulta:

A tag RetornartpEmis aceita os valores: S – Sim e N – Não, e quando for preenchida com ‘S’ será disponibilizada a informação <tpEmis> no retorno da consulta.

O retorno do tpEmis se faz necessário para empresas que gostariam de identificar o tipo de emissão do documento retornado na consulta (normal ou contingência). Conforme últimas NT publicadas pela SEFAZ, poderá haver um mesmo documento autorizado com numeração e série iguais, porém somente com tpEmis diferentes, fato que anteriormente retornaria duplicidade. Ambos os documentos serão armazenados pelo InvoiCy e caso este cenário ocorra, os dois documentos serão retornados na consulta, podendo ser diferenciados pelo tpEmis retornado.

  • Retornar DANFE em formato paisagem na consulta de documentos:

E tem mais! Agora o processo de consulta de documentos também foi adequado para permitir o retorno do DANFE em modelo paisagem.

Quer saber como isso funciona? É bem simples! Basta informar nos parâmetros da consulta a tag TipoImpressao com o valor ‘P’, com isso o DANFE retornado será impresso no modelo Paisagem. Veja um exemplo abaixo dos parâmetros de envio da consulta:

Fique atento para as demais opções aceitas na tag TipoImpressao:

S – Simplificado
N – Retrato
P – Paisagem
E – Etiqueta

Para ficar bem informado, faça download do nosso layout de integração para consulta de documentos, e confira os novos campos destacados em amarelo.

– Disponibilizado novo modelo do DANFE

A partir desta nova versão, foi disponibilizado o novo modelo “Legado” nas configurações de impressão da NF-e, que está disponível apenas para o DANFE paisagem, como demonstra a imagem abaixo:

Essa nova atualização, estará seguindo o padrão do DANFE do antigo produto GNF-e Desktop. Os pontos alterados são os seguintes:

– Posicionamentos de alguns campos nos dados do Emissor e principalmente nos dados do Destinatário;

– Dados referente aos volumes que possuem as linhas com fonte pequena e Descrição; – Dados dos produtos onde os dados ficam muito próximos da linha.

Dessa forma, quando selecionada a orientação Paisagem, será disponibilizada a opção “Legado” no campo “Modelo do DANFE”. Ao selecionar esta opção, já passará a ser impresso o novo DANFE com os ajustes aplicados.

– Possibilidade de aumentar a largura da descrição do item no DANFE:

As novidades não param por aí não! A tela de configurações de impressão da NF-e disponibiliza um novo parâmetro “Aumentar a largura da descrição do item”, que pode ser visto na imagem a seguir.

Mas atenção! Esse parâmetro está disponível apenas para o DANFE na orientação Retrato e modelo Personalizado.

Ao configurar esse parâmetro como ‘Sim’, a largura da coluna de descrição do produto sairá com um espaço maior no DANFE, como pode ser observado no exemplo abaixo.

– Recebimento e armazenamento do XML da NF-e quando o CNPJ estiver como transportador:

Através dessa atualização, você usuário terá a possibilidade de receber e armazenar o XML da NF-e, quando o CNPJ contratante da extensão de Importação de Documentos estiver relacionado somente como transportador, no grupo Transporta, como exemplificamos na imagem abaixo:

Fique atento! O InvoiCy não permitirá o envio de nenhum evento de manifestação, cancelamento ou CC-e sobre estes documentos.

Na extensão de Importação de Documentos, foi disponibilizado o novo parâmetro “Buscar como transportadora”, para configurar a baixa ou não quando o CNPJ estiver como transportador no XML, como apresentado na imagem abaixo.

– Integração com o padrão NFSeWeb de Neves Paulista – SP:

Oba! Foi liberada a integração da emissão de NFS-e para o município de Neves Paulista, atendido pelo padrão NFSeWeb. A partir de agora prestadores de serviço deste município podem utilizar o InvoiCy para realizar a emissão e gestão de suas notas fiscais.

Não perca tempo! Para mais informações acesse o artigo do padrão clicando aqui.

Faça as alterações necessárias e desfrute de todo o potencial da Plataforma InvoiCy!

Ficou com alguma dúvida? Encaminhe para atendimento@migrate.info que nossa equipe de atendimento te ajuda!

Aqui o movimento não para!