dez
10
2021

Controle de Numeração de RPS

Atualizado em

Índice

-

A partir de agora foi implementado no Invoicy um controle de numeração e série para NFS-e. Para isso, foi incluído um novo campo <IDUnico> nos layouts de Envio, Consulta e Cancelamento de NFS-e.

Essa tag irá substituir o número do RPS e a série do documento enviado, sendo opcional e não necessitando preencher quando enviado o número e série preenchidos. Caso o usuário enviar este campo preenchido e o campo RPSNumero também for preenchido, o InvoiCy irá ignorar totalmente o IDUnico e seguir o fluxo normal, usando apenas o valor do RPSNumero e RPSSerie. 

Quando o campo IDUnico for preenchido, o campo série passa a ser opcional, podendo ser informado, ou não. Porém, qualquer série enviada junto ao IDUnico deve estar previamente cadastrada para o módulo NFS-e. 

No cadastro da série, além do módulo NFS-e, é preciso informar também o número do último RPS emitido, pois o InvoiCy irá incrementar e enviar esse número RPS para a prefeitura.

Caso o campo RPSSerie não for preenchido, o InvoiCy irá utilizar a série padrão cadastrada.

As regras da série são válidas para o envio, consulta e cancelamento de documentos.

Cada NFS-e terá um ID único, ou seja, o mesmo ID não poderá ser utilizado para outra nota. Dentro deste campo, pode ser preenchido qualquer valor que possa identificar o RPS, entretanto essa tag aceita até 200 caracteres.

Abaixo, pode-se observar um exemplo de envio e retorno do documento.

Pode-se observar que no retorno do documento enviado, o InvoiCy irá trazer o DocNumero seguindo a sequência do último RPS emitido e também o DocSerie conforme a série cadastrada.

Para consulta de documentos é preciso preencher apenas a tag <IDUnico>, com o mesmo valor utilizado para a emissão RPS.

Retorno da consulta:

Já para o cancelamento do RPS continua sendo obrigatório preencher o campo NFSeNumero além do IDUnico.

Retorno do cancelamento:

Na tela dos detalhes do RPS também foi incluído um novo campo onde pode-se verificar o ID Único do documento.