2024
Controle de Numeração para NF-e
8 de abril de 2024Contamos a partir de agora com uma nova implementação no InvoiCy que realiza o controle de numeração e série para NF-e modelo 55.
Para isso, foi incluído uma nova tag <IDUnico> nos layouts de Envio, Consulta e Cancelamento de NF-e que pode ser utilizada tanto na integração via API SOAP ou REST.
Essa tag é de preenchimento opcional, mas se for utilizada irá substituir o número e a série do documento enviado. Se preenchida, será necessário que exista uma série cadastrada no InvoiCy, pois é através dela que faremos o controle de numeração e série do documento ao enviar para a sefaz.
No cadastro da série para o módulo NFe, é preciso informar também o número do último documento emitido, pois o InvoiCy irá incrementar e enviar esse número sequencialmente para a SEFAZ.
Caso a tag <serie> não for preenchida, o InvoiCy irá utilizar a série padrão cadastrada.
Caso for enviado o IDUnico, o número e a série no documento, existem duas situações, são elas:
Se a série enviada no xml estiver cadastrada no invoicy, mesmo não sendo a série padrão, o Invoicy irá consultar em tela qual o último número emitido para a mesma e inserir a numeração da sequência, independente da numeração informada no xml.
Caso a série informada no xml não esteja cadastrada no InvoiCy, o mesmo não conseguirá consultar qual o último número da NFe emitida para tal série, mantendo o número da NFe como 0 ao enviar para a SEFAZ, causando rejeição no documento.
Cada NF-e terá um ID único, ou seja, o mesmo ID não poderá ser utilizado para outra nota. Dentro deste campo, pode ser preenchido qualquer valor que possa identificar a NF-e, entretanto essa tag aceita até 200 caracteres.
O envio do documento ocorrerá normalmente, única alteração foi a inserção da nova tag que pode ou não ser utilizada, então qualquer dúvida em como realizar o envio de um documento para o Invoicy, acesse o manual clicando aqui.
Abaixo, segue um exemplo de envio e retorno do documento. Lembrando que o envio pode ou não conter a série e número da nota quando o IDUnico for utilizado, no exemplo não estamos preenchendo.
Pode-se observar que no retorno do envio, o InvoiCy irá trazer o DocNumero seguindo a sequência da última NF-e emitida e também o DocSerie conforme a série cadastrada como “padrão” no Invoicy.
Para realizar a consulta do documento é preciso preencher apenas a tag <IDUnico>, com o mesmo valor utilizado na emissão da NF-e. Conforme exemplo:
No retorno da consulta também será apresentado o número do IDUnico bem como a numeração e série atrelada a nota.
Já no envio do cancelamento, se o cliente optar por inserir além da tag IDUnico as tags de série e número do documento e por ventura informar o número de um documento que não corresponda ao mesmo documento do IDUnico, a numeração e série serão ignoradas pois sempre o que prevalece é o número do IDUnico.
Exemplo de cancelamento:
Retorno do cancelamento:
Na aba Geral nos detalhes do documento também foi incluído um novo campo onde pode-se verificar o ID Único do documento.
Qualquer dúvida estamos a disposição!