Pular para conteúdo

Correção de Documentos

Neste artigo, explicaremos sobre como realizar o processo de correção de documentos rejeitados para os módulos de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica e Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) via tela. Ressaltando que, o processo para habilitar a correção é idêntico tanto para NF-e quanto para o NFC-e e CT-e.

A rejeição de documentos eletrônicos, seja NF-e, NFC-e ou CT-e, pode ocorrer por diversas razões, como erros de preenchimento, inconsistências nos dados do destinatário ou remetente, problemas com o certificado digital, ou falhas na comunicação com a SEFAZ. O InvoiCy oferece ferramentas para identificar e corrigir esses erros de forma eficiente, permitindo que o usuário realize os ajustes necessários no documento.

Para iniciar o processo de correção de um documento rejeitado, acesse o "Painel de Controle" no InvoiCy, localize o grupo NF-e, NFC-e ou o grupo CT-e, e clique sobre a opção "Configurações para Emissão".

alt text

Em seguida, será exibida a tela "Configurações para a Emissão de NF-e/NFC-e/CT-e", onde podem ser definidos os parâmetros relacionados à emissão normal, emissão em contingência e rejeições dos documentos. Localize o parâmetro "Emissão permite correção de documentos", configure-o como "Sim" e ao final da tela salve esta alteração.

Este parâmetro não estará visível para empresas que emitem documentos via tela de digitação, somente para empresas que integram via Web Service.

alt text

Após salvar as configurações, o parâmetro que permite a correção da(o) NF-e/NFC-e/CT-e será habilitado. Para utilizar esta opção, acesse os documentos emitidos, localize o documento a ser corrigido, e clique no ícone destacado abaixo:

alt text

Através desse ícone, será aberta a tela de digitação para a correção deste documento. Por meio desta tela, é possível visualizar o motivo da rejeição do documento no topo da tela, facilitando a compreensão sobre os ajustes necessários para que a nota fiscal seja autorizada.

alt text

Com a conclusão das correções necessárias, clique sobre o botão "Corrigir NF-e" para NF-e, "Corrigir NFC-e" para NFC-e, ou "Corrigir CT-e" para CT-e, localizados ao final das telas. Se as informações estiverem preenchidas corretamente o documento fiscal será autorizado, do contrário permanecerá como rejeitado, permitindo sua correção até que seja devidamente autorizado.

Ressaltando que, a correção via tela para NFS-e também está disponível. Contudo, o acesso a tela de correção varia conforme a permissão atribuída ao usuário no sistema.