Pular para conteúdo

Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais

O Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) é um documento fiscal eletrônico de existência exclusivamente digital, emitido e armazenado eletronicamente. Sua finalidade é vincular os documentos fiscais (NF-e/CT-e) utilizados na operação e/ou prestação à unidade de carga utilizada no transporte, tendo sua validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente e pela autorização de uso da administração tributária da unidade federada do contribuinte.

Para a emissão e gestão deste documento, a integração com o sistema pode ser realizada de diversas maneiras: via tela de digitação, API REST, Web Service SOAP ou utilizando o InvoiCy Conector.

O módulo MDF-e está disponível para todas as formas de integração do sistema, desde que haja a utilização de um certificado digital A1 (modelo em nuvem/software). Entretanto, caso o usuário opte por utilizar o certificado digital A3 (modelo em token ou cartão), a integração será restrita somente ao Conector.

Para este documento fiscal, é possível realizar os eventos: Cancelamento, Alteração de Pagamento, Pagamento da Operação de Transporte e Encerramento de MDF-e. Além disso, a contingência suportada para este tipo de documento é a contingência offline. É importante destacar que, ao entrar em contingência, diferentemente dos demais módulos, o emissor pode continuar emitindo seus documentos normalmente, os quais serão armazenados e enviados para a SEFAZ assim que a comunicação for restabelecida.

No InvoiCy, a gestão administrativa do MDF-e é acessada na seção "Painel de Controle". As funcionalidades específicas incluem: Impressão, Textos e Configurações para Emissão.

Independentemente do tipo de integração escolhida, a utilização deste modelo de documento possibilita realizar emissões, consultas, importações e exportações de documentos, entre outras ações essenciais para a fiscalização de cargas.

Exemplos de Integração