Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica
A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) pode ser conceituada como um documento de existência exclusivamente digital, emitido e armazenado eletronicamente. Seu propósito é documentar as operações comerciais de venda presencial ou venda para entrega em domicílio ao consumidor final (pessoa física ou jurídica) em operação interna, sem gerar crédito de ICMS ao adquirente.
Com o intuito de realizar a emissão e gestão deste documento, a integração com o sistema pode ser realizada de diversas maneiras: via API REST, Web Service SOAP ou utilizando o InvoiCy Conector.
A escolha da modalidade de integração deve considerar o ambiente do cliente. A integração via Web Service é ideal para ERPs ou Aplicativos Comerciais de frente de loja que suportam o consumo de serviços. Em contraste, o InvoiCy Conector é uma solução simplificada e prática, indicada para empresas que não dispõem de tecnologia para o consumo direto de Web Services.
Para este documento fiscal, é possível realizar os eventos de Cancelamento e Cancelamento de NFC-e por Substituição. Em casos de indisponibilidade, a contingência suportada é a contingência offline.
A utilização da NFC-e é compatível com todas as formas de integração do sistema, sob a condição de uso do certificado digital A1 (modelo em nuvem/software). Contudo, caso o usuário utilize um certificado digital A3 (modelo em token ou cartão), a integração é restrita somente ao Conector.
No InvoiCy, as opções de gestão e configuração da NFC-e estão disponíveis na seção "Painel de Controle". As funcionalidades específicas incluem: Textos, Configurações dos E-mails, Configurações para Emissão, Exportação Automática e a própria Contingência Offline.
Independentemente do método de integração selecionado, este modelo de documento possibilita ao usuário realizar emissões, consultas, importações e exportações de documentos, entre outras ações operacionais.