Pular para conteúdo

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é um documento de existência exclusivamente digital, gerado e armazenado eletronicamente pela prefeitura ou por outra entidade conveniada, com o propósito de documentar as operações de prestação de serviços realizadas em determinado município.

A emissão deste modelo ocorre por meio do RPS (Recibo Provisório de Serviço), que é um documento intermediário posteriormente convertido pela Secretaria de Finanças do município no documento de NFS-e. O RPS também atua como recurso de contingência, podendo ser entregue ao contribuinte nas situações em que houver indisponibilidade dos serviços municipais para a conversão imediata da NFS-e.

O módulo NFS-e está disponível para as formas de integração via API REST, SOAP e Conector, desde que haja a utilização de um certificado digital A1 (modelo em nuvem/software). Entretanto, caso o usuário opte por utilizar o certificado digital A3 (modelo em token ou cartão), a integração deste modelo não será possível.

Para este documento, é possível realizar apenas o evento de Cancelamento.

No InvoiCy, a gestão administrativa e de configuração da NFS-e é acessada na seção "Painel de Controle". As funcionalidades específicas, incluem: Configurações para Emissão, Municípios Integrados, Natureza da Operação, Layout XML Recepção, Configurações dos E-mails, Lista Serviços Municípios, Cadastro de Particularidades, Prestadores (captura), Municípios (captura) e Código de Verificação RPS.

Independentemente do tipo de integração escolhida, a utilização deste modelo de documento possibilita realizar emissões, consultas, importações e exportações de documentos, entre outras ações cruciais para a gestão fiscal de serviços.

Exemplos de Integração