Rejeição 360 - Total do DFe de preenchimento obrigatório
Descrição da rejeição
Essa rejeição ocorre quando o grupo de tributação da Reforma Tributária (IBSCBS) é informado no XML do CT-e, mas a tag que indica o valor total do documento fiscal (vTotDFe) não foi preenchida ou está ausente no grupo de impostos.
Regra de Validação na SEFAZ
A tag de Total do Documento Fiscal Eletrônico (vTotDFe) deverá ser informada obrigatoriamente (tag: imp/vTotDFe) sempre que existir qualquer informação no grupo IBSCBS (grupo: imp/IBSCBS).
Esta regra aplica-se aos modelos de CT-e (57), CT-e OS (67) e CT-e Simplificado.
Exemplo de ocorrência
O erro acontece quando o grupo da Reforma Tributária é preenchido, mas o emissor esquece de incluir a nova tag de totalização ao final do grupo de impostos.
...
<imp>
<IBSCBS>
<CST>000</CST>
<cClassTrib>000001</cClassTrib>
<gIBSCBS>
<vBC>500.00</vBC>
<vIBS>1.00</vIBS>
<vCBS>4.50</vCBS>
</gIBSCBS>
</IBSCBS>
</imp>
...
Como resolver?
Para resolver esta rejeição, você deve incluir a tag <vTotDFe> no XML. O valor a ser preenchido deve seguir o somatório definido:
- Em 2026: O valor deve ser igual ao valor total da prestação (
vTPrest), pois o IBS e CBS não compõem o total neste primeiro ano. - A partir de 2027: O valor deverá ser a soma do total da prestação + IBS + CBS.
O XML corrigido (2026) ficaria assim:
...
<imp>
<IBSCBS>
<CST>000</CST>
<cClassTrib>000001</cClassTrib>
<gIBSCBS>
<vBC>500.00</vBC>
<vIBS>1.00</vIBS>
<vCBS>4.50</vCBS>
</gIBSCBS>
</IBSCBS>
<vTotDFe>500.00</vTotDFe>
</imp>
...