Rejeição 397 - Valor do CBS não pode resultar negativo
Descrição da rejeição
Esta rejeição ocorre quando o valor resultante da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) é inferior a zero.
Regra de Validação na SEFAZ
Sempre que o grupo da CBS (gCBS) for informado, o sistema autorizador valida se o resultado da operação matemática é maior ou igual a zero. A regra estabelece que:
O valor resultante da soma do Diferimento (vDif) e da Devolução (vDevTrib), quando informados, NÃO pode ser superior ao resultado de:
vBC x (pCBS / 100)
Observação: Em caso de preenchimento do grupo de redução (gRed), a alíquota utilizada para o cálculo deve ser a tag pAliqEfet.
Tolerância: É aceita uma tolerância de 0,01 para mais ou para menos.
Exemplo de ocorrência
No exemplo abaixo, com uma base de cálculo de 1.000,00 e alíquota de 0,90%, o imposto bruto seria de 9,00. No entanto, informou-se um diferimento de 6,00 e uma devolução de 4,00 (totalizando 10,00 em deduções), o que resulta em um valor negativo e aciona a rejeição.
...
<imp>
<IBSCBS>
<CST>000</CST>
<cClassTrib>000001</cClassTrib>
<gIBSCBS>
<vBC>1000.00</vBC>
<gCBS>
<pCBS>0.9000</pCBS>
<gDif>
<pDif>66.6666</pDif>
<vDif>6.00</vDif>
</gDif>
<gDevTrib>
<vDevTrib>4.00</vDevTrib>
</gDevTrib>
<vCBS>-1.00</vCBS>
</gCBS>
...
</gIBSCBS>
</IBSCBS>
</imp>
...
Como resolver?
Para resolver esta rejeição, siga estes passos:
- Revise os valores informados: Verifique se os campos de Diferimento (
vDif) e Devolução (vDevTrib) estão corretos e se a soma deles não ultrapassa o limite do imposto bruto devido. - Valide a Alíquota Efetiva: Caso o documento possua redução de alíquota, certifique-se de que o cálculo do limite de abatimento está utilizando a tag
pAliqEfetconforme exigido pela regra. - Ajuste o Grupo de Tributação: Corrija os valores de modo que o resultado final da tag
vCBSseja maior ou igual a zero.
O XML corrigido ficaria assim:
...
<imp>
<IBSCBS>
<CST>000</CST>
<cClassTrib>000001</cClassTrib>
<gIBSCBS>
<vBC>1000.00</vBC>
<gCBS>
<pCBS>0.9000</pCBS>
<gDif>
<pDif>50.0000</pDif>
<vDif>4.50</vDif>
</gDif>
<gDevTrib>
<vDevTrib>4.50</vDevTrib>
</gDevTrib>
<vCBS>0.00</vCBS>
</gCBS>
...
</gIBSCBS>
</IBSCBS>
</imp>
...