Rejeição 330 - Classificação Tributária informada obriga informação da tributação regular
Descrição da rejeição
A rejeição ocorre em nível de item da NFCom e é acionada quando o Código de Classificação Tributária (cClassTrib) utilizado no item possui um indicador na tabela oficial que EXIGE o preenchimento do grupo de Tributação Regular (gTribRegular).
Regra de Validação na SEFAZ
A Secretaria da Fazenda (SEFAZ) valida a obrigatoriedade de detalhar a tributação para o cenário sem a condição resolutória/suspensiva. A validação falha quando:
– O Código de Classificação Tributária (tag: cClassTrib) possui um indicador que EXIGE a informação de tributação regular.
– O grupo de informações da Tributação Regular (tag: gTribRegular) está ausente no XML.
Você deve conferir a Tabela de Códigos de Classificação Tributária no portal do RS.
Exemplo de ocorrência
Imagine que um item utiliza um cClassTrib de Diferimento/Suspensão (Exemplo fictício: 510001), que exige a Tributação Regular, mas o grupo <gTribRegular> foi omitido.
...
<det>
<detItem>
<nItem>1</nItem>
<imposto>
<IBSCBS>
<CST>510</CST>
<cClassTrib>510001</cClassTrib>
<gIBSCBS>
<gIBSUF>...</gIBSUF>
<gCBS>...</gCBS>
</gIBSCBS>
</IBSCBS>
</imposto>
</detItem>
</det>
...
Neste exemplo, o cClassTrib informado (510001) indica uma operação de diferimento ou suspensão e o grupo de Tributação Regular (<gTribRegular>) que detalha o cenário de tributação, não foi incluído. Isto fará com que a SEFAZ rejeite o documento, pois a classificação tributária informada obriga o detalhamento da Tributação Regular.
Como resolver?
Para resolver essa rejeição, você precisa incluir e preencher corretamente o grupo de Tributação Regular (gTribRegular) no item.
Você pode seguir os seguintes passos:
- Verifique a Classificação: Confirme se o cClassTrib é o correto para sua operação.
- Inclua e Preencha o Grupo
gTribRegular: Se o grupo for obrigatório, insira o grupo<gTribRegular>e preencha todos os campos que descrevem o cenário de tributação integral:
–<CSTReg>: O CST que seria aplicado
–<cClassTribReg>: O cClassTrib que seria aplicado
–<pAliqEfetRegIBSUF>/<pAliqEfetRegIBSMun>/<pAliqEfetRegCBS>: As alíquotas efetivas
–<vTribRegIBSUF>/<vTribRegIBSMun>/<vTribRegCBS>: Os valores calculados
O XML corrigido ficaria assim:
...
<det>
<detItem>
<nItem>1</nItem>
<imposto>
<IBSCBS>
<CST>510</CST>
<cClassTrib>510001</cClassTrib>
<gIBSCBS>
<vBC>1000.00</vBC>
<gIBSUF>...</gIBSUF>
<gCBS>...</gCBS>
<gTribRegular>
<CSTReg>000</CSTReg>
<cClassTribReg>000001</cClassTribReg>
<pAliqEfetRegIBSUF>10.00</pAliqEfetRegIBSUF>
<vTribRegIBSUF>100.00</vTribRegIBSUF>
<pAliqEfetRegCBS>5.00</pAliqEfetRegCBS>
<vTribRegCBS>50.00</vTribRegCBS>
</gTribRegular>
</gIBSCBS>
</IBSCBS>
</imposto>
</detItem>
</det>
...