Rejeição 1021 - Grupo IBS/CBS informado indevidamente
Descrição da rejeição
Esta rejeição ocorre quando a NF-e (Modelo 55) ou NFC-e (Modelo 65) informa um Código de Situação Tributária do IBS/CBS (<CST>) cujo indicador interno — ind_gIBSCBS, disponível na Tabela de Classificação Tributária do IBS/CBS — determina que não é permitido informar o grupo de cálculo do IBS e da CBS.
Mesmo assim, o Grupo de Informações do IBS e da CBS (<gIBSCBS>) é incluído no XML. Como o CST selecionado não autoriza esse grupo, a nota é rejeitada.
Regra de Validação na SEFAZ
A regra estabelece que, quando a tag CST do IBS/CBS (<CST>) for informada no grupo <IBSCBS>, o sistema verificará, na Tabela de Classificação Tributária do IBS/CBS se o código possui o indicador ind_gIBSCBS = 0, que não permite o envio do grupo de cálculo.
Exemplo de ocorrência
A rejeição ocorrerá se o CST do item tiver um indicador ind_gIBSCBS = 0 (ex: Isento, Imune, Não Tributado, Substituição Tributária, etc., onde o cálculo não é realizado pelo emitente), mas o XML contiver o grupo de cálculo.
...
<det>
<detItem>
<imposto>
<IBSCBS>
<CST>410</CST>
<cClassTrib>410001</cClassTrib>
<gIBSCBS>
<vBC>0.00</vBC>
...
</gIBSCBS>
</IBSCBS>
</imposto>
</detItem>
</det>
...
Como resolver?
Para corrigir a rejeição, você deve remover o grupo de informações do IBS e CBS do detalhe do item.
- Remover o Grupo
<gIBSCBS>: Se o CST utilizado não permitir a informação dos valores de cálculo do IBS e da CBS, remova o grupo(<gIBSCBS>)e todas as suas tags filhas.
O XML corrigido ficaria assim:
...
<det>
<detItem>
<imposto>
<IBSCBS>
<CST>410</CST>
<cClassTrib>410001</cClassTrib>
</IBSCBS>
</imposto>
</detItem>
</det>
...