Rejeição 1024 - Classificação Tributária do IBS e da CBS incompatível com o CST informado
Descrição da rejeição
Esta rejeição ocorre quando o Código de Situação Tributária do IBS/CBS (<CST>) e o Código de Classificação Tributária (<cClassTrib>) são informados para o mesmo item da NF-e (Modelo 55) ou NFC-e (Modelo 65), mas a combinação entre eles não é permitida.
Regra de Validação na SEFAZ
A regra estabelece que, quando a tag <cClassTrib> for informada dentro do grupo <IBSCBS>, a combinação entre o código de classificação tributária e o CST (<CST>) deve estar prevista e ser compatível conforme a Tabela de Código de Classificação Tributária do IBS e CBS.
Exemplo de ocorrência
A rejeição ocorrerá se for usada uma combinação de (<CST>) e <cClassTrib> que a tabela oficial não permite, por exemplo, um CST de imunidade/não incidência (410) com um cClassTrib destinado a operação tributada integralmente (000001).
...
<det>
<detItem>
<imposto>
<IBSCBS>
<CST>410</CST>
<cClassTrib>000001</cClassTrib>
</IBSCBS>
</imposto>
</detItem>
</det>
...
Como resolver?
Para corrigir a rejeição, você deve consultar a tabela oficial e informar um código <cClassTrib> que seja compatível com o <CST> selecionado.
- Ajustar
<cClassTrib>: Consulte a Tabela de Classificação Tributária do IBS e CBS e preencha a tag<cClassTrib>com um código de 6 dígitos que seja compatível com o<CST>já informado.
O XML corrigido ficaria assim:
...
<det>
<detItem>
<imposto>
<IBSCBS>
<CST>410</CST>
<cClassTrib>410001</cClassTrib>
</IBSCBS>
</imposto>
</detItem>
</det>
...