Rejeição 1057 - Finalidade da NFe informada incorretamente para esta Classificação Tributária do IBS e da CBS
Descrição da rejeição
Esta rejeição ocorre quando a Finalidade de Emissão da NF-e (<finNFe>) é informada de forma incorreta ou incompatível com o Código de Classificação Tributária do IBS e CBS (<cClassTrib>) no item da NF-e (Modelo 55).
Regra de Validação na SEFAZ
A rejeição ocorre especificamente se o Código de Classificação Tributária do IBS/CBS (<cClassTrib>) for igual a 620005 e a Finalidade de emissão da NF-e (<finNFe>) for diferente de 5 - Nota de Crédito.
Exemplo de ocorrência
A rejeição ocorrerá se for emitida uma NF-e (Modelo 55) com a Finalidade 1 - NF-e normal e, em um de seus itens, o <cClassTrib> for 620005, pois a regra exige que, para esse código, a finalidade seja 5 - Nota de crédito.
...
<ide>
<finNFe>1</finNFe>
...
</ide>
<det>
<detItem>
<imposto>
<IBSCBS>
<CST>620</CST>
<cClassTrib>620005</cClassTrib>
<gIBSCBS>
...
</gIBSCBS>
</IBSCBS>
</imposto>
</detItem>
</det>
...
Como resolver?
Para resolver, você deve garantir que a Finalidade de emissão da NF-e (<finNFe>) seja 5 - Nota de crédito, conforme a exigência da regra.
O XML corrigido ficaria assim:
...
<ide>
<finNFe>5</finNFe>
...
</ide>
<det>
<detItem>
<imposto>
<IBSCBS>
<CST>620</CST>
<cClassTrib>620005</cClassTrib>
<gIBSCBS>
...
</gIBSCBS>
</IBSCBS>
</imposto>
</detItem>
</det>
...