Pular para conteúdo

Rejeição 1111 - Nota Fiscal referenciada não é de Saída

Descrição da rejeição

Esta rejeição ocorre durante o registro do evento de Destinação de item para consumo pessoal (Código 211120). Ela indica que o documento fiscal informado no grupo de referenciamento de itens (<DFeReferenciado>) possui o campo Tipo de Operação (<tpNF>) igual a "0" (Entrada), quando a regra exige que o documento referenciado seja obrigatoriamente uma operação de "1" (Saída).

Regra de Validação na SEFAZ

De acordo com a regra, o sistema autorizador realiza uma verificação no banco de dados da SEFAZ após localizar a chave de acesso informada no evento ou na NF-e.

Caso o documento referenciado (modelo 55) seja encontrado, o sistema valida o valor da tag <tpNF>, sendo exigido que o documento seja obrigatoriamente do tipo Saída (<tpNF> = 1). Se o documento localizado for do tipo Entrada (<tpNF> = 0), a rejeição será retornada.

Exemplo de ocorrência

Um contribuinte tenta registrar a destinação de um item para consumo pessoal. No entanto, ao preencher os dados do item da NF-e de uso e consumo pessoal no grupo <DFeReferenciado>, ele informa a chave de acesso de uma nota de entrada (como uma nota de devolução ou de compra própria) em vez de uma nota de saída.

...
<Evedet>
    <gConsumo>
        <consumoItem>
            <nItem>1</nItem>
            <vIBS>10.00</vIBS>
            <vCBS>5.00</vCBS>
            <gControleEstoque>
                <qConsumo>1.0000</qConsumo>
            </gControleEstoque>
            <DFeReferenciado>
                <chaveAcesso>43260100000000000000550010000000011000001234</chaveAcesso>
                <nItem>1</nItem>
            </DFeReferenciado>
        </consumoItem>
    </gConsumo>
</Evedet>
...

Como resolver?

Para resolver esta rejeição, o emissor do evento deve garantir que o documento referenciado represente uma operação de saída original.

  1. Identificar a Nota Correta: Certifique-se de que a chave de acesso informada no campo <chaveAcesso> corresponde à nota fiscal de saída emitida pelo fornecedor ou à sua própria nota de saída, conforme o caso.
  2. Consultar o tpNF: Antes de reenviar, consulte a nota referenciada no Portal Nacional da NF-e e confirme se o campo "Tipo da Operação" é "1 - Saída".
  3. Corrigir o XML: Substitua a chave de acesso da nota de entrada pela chave de acesso da respectiva nota de saída e reenvie o evento para processamento.