Rejeição E1523 - O percentual redutor para compras governamentais (IBS/CBS) deve ser informado
Descrição da rejeição
Esta rejeição é a contraparte da E1522. Ela ocorre quando o emitente identifica na DPS que a operação é destinada a um órgão público (preenchendo a tag <tpEnteGov>), mas "esquece" de informar qual é o percentual de redução de alíquota aplicado a essa venda.
Para o Sistema, se você declarou que o comprador é um Ente Governamental, a informação do percentual redutor (<ValpRedutor>) torna-se obrigatória para que o cálculo do imposto final seja processado corretamente.
Regra de Validação
O Sistema impõe uma obrigatoriedade vinculada entre a classificação do ente e o índice de benefício:
– Critério Técnico: Se a tag <tpEnteGov> for informada na DPS, a tag <ValpRedutor> deve ser obrigatoriamente informada.
– Motivo da Rejeição: A ausência do percentual redutor impede que o InvoiCy valide as alíquotas efetivas de IBS e CBS, uma vez que, em compras governamentais, o cálculo depende diretamente desse redutor.
Exemplo de ocorrência
O emitente informa que está prestando um serviço para um Ente Estadual (<tpEnteGov> = 2). No entanto, ao gerar o XML, ele não inclui a tag <ValpRedutor>, ou a envia sem valor. Como o sistema detectou o tipo de ente, ele rejeita a nota exigindo o percentual.
Um XML incorreto que causaria a rejeição seria:
...
<RPS>
<tpEnteGov>2</tpEnteGov>
...
<Servico>
<Valores>
<IBSCBS>
<ValpRedutor/>
...
</IBSCBS>
</Valores>
</Servico>
...
Como resolver?
Para regularizar a DPS, o emitente deve garantir a integridade do grupo governamental:
- Informar o Percentual: Verifique qual a redução prevista para aquele tipo de ente e preencha a tag
<ValpRedutor>. - Remover o Ente (Se indevido): Se a operação não for uma compra governamental que exija redução, remova a tag
<tpEnteGov>. Sem o "gatilho", a obrigatoriedade do redutor desaparece.
O XML corrigido ficaria assim:
...
<RPS>
<tpEnteGov>2</tpEnteGov>
...
<Servico>
<Valores>
<IBSCBS>
<ValpRedutor>60.00</ValpRedutor>
...
</IBSCBS>
</Valores>
</Servico>
...