Configurações para Emissão: NFS-e
Esta funcionalidade permite a configuração de parâmetros essenciais para a emissão de documentos fiscais eletrônicos, possibilitando modificar dados gerais, além de ajustar o espelho, o ambiente, as particularidades, dentre outras opções para garantir a conformidade e a eficácia do processo.
Para acessar a tela com as configurações de emissão do NFS-e, localize o ícone "Configurações para Emissão", no grupo NFS-e dentro do "Painel de Controle", conforme evidenciado a seguir:
Nesta tela, é necessário selecionar inicialmente a inscrição municipal que será utilizada. E, em seguida, é possível definir parâmetros gerais para a emissão, como o usuário de autenticação, o cliente ID, o regime especial de tributação, o cadastro mobiliário do contribuinte, a senha de autenticação, dentre outras opções disponíveis, como demonstrado a seguir:
Na opção "Espelho", o usuário poderá definir os parâmetros necessários para a geração do documento auxiliar da NFS-e. Para informações detalhadas sobre cada campo disponível nesta configuração, consulte a documentação: Impressão de NFS-e
Na sequência, a opção "Ambientes" possibilita visualizar o tipo de ambiente e padrão em utilização. Nessa etapa, é necessário selecionar a versão correspondente ao município, o tipo de processamento e demais parâmetros essenciais para o correto funcionamento da emissão de NFS-e.
Em "Avançado", o usuário poderá configurar aspectos relacionados ao retorno de documentos na integração, como a possibilidade de permitir PDF no Web Service de exportação, definir as formas de retorno dos XML e PDF e determinar se será utilizado o link de impressão disponibilizado pela prefeitura, quando existente.
Também é possível ajustar o formato de retorno do XML pelo WebHook, entre outras opções adicionais que oferecem maior flexibilidade no processo de integração.
Além disso, em "Particularidades", se encontram campos específicos que influenciam diretamente na emissão da NFS-e. Entre os mais relevantes estão a possibilidade de corrigir automaticamente dados do RPS, habilitar a emissão para MEI em ambiente nacional, imprimir a autenticidade e os impostos federais mesmo sem retenção, além da opção de destacar o valor líquido na impressão.
Para além desses, há diversos outros campos disponíveis que permitem adequar a configuração conforme a necessidade de cada empresa e o padrão exigido pelo município.
Após configurar as informações necessárias para realizar a emissão de documentos, selecione a opção "Salvar" para registrar estas alterações. Destacando que esses parâmetros podem ser alterados sempre que desejar, basta realizar novamente as ações descritas neste artigo.





