2014
Enviando um MDF-e
1 de abril de 2014Olá! Neste artigo iremos demonstrar como realizar o envio de um MDF-e através do InvoiCy.
A partir de agora, assumimos que você já leu o artigo “Integrando com o InvoiCy”. Caso ainda não tenha lido o artigo, recomendamos que realize a leitura do mesmo, para facilitar o entendimento deste artigo.
Os seguintes passos são necessários para enviar um MDF-e:
1. Consumindo o Web Service arecepcao.aspx.
Primeiramente, você deve realizar o consumo do Web Service de envio de documentos do InvoiCy, conforme o artigo “Integrando com InvoiCy”.
2. Gerando o documento no layout do MDF-e.
Para obter o layout atualizados do MDF-e, consulte o artigo “Layout 3.0 MDF-e”. Neles você encontra a estrutura completa do arquivo XML da para gerar o documento a ser enviado ao InvoiCy.
O XML do documento deve ser convertido para texto, e inserido entre as TAGS <inv:Documento> </inv:Documento> do SOAP de envio. Veja abaixo um exemplo:
Nos casos em que for usada uma ferramenta RAD para consumo do Web Service através de componente nativo, por exemplo Visual Studio utilizando Web Reference, a conversão do XML para texto irá ocorrer de forma automática. Para os casos em que o desenvolvedor preferir codificar toda a comunicação sem utilizar componentes, além de ser necessário escrever todo o XML do SOAP, também deverá ser feita a conversão do XML do documento para texto, substituindo os caracteres “<” e “>” por “<” e “>” respectivamente, de acordo com a tabela da W3C: http://www.w3schools.com/html/html_entities.asp.
Para facilitar o seu entendimento, anexamos a este artigo alguns exemplos de arquivo XML no layout do MDF-e.
Clique aqui, e realize o download do arquivo zip contendo exemplos de arquivos XML do MDF-e.
3. Realize a leitura do retorno do envio do MDF-e.
Após o envio do MDF-e, precisamos realizar a leitura do retorno do processamento do documento. O retorno recebido segue a seguinte estrutura SOAP:
A estrutura SOAP acima demonstra o retorno do envio de apenas um único documento.
Note que na TAG <Documento> é retornado o conteúdo XML do retorno, codificado em “CDATA”. Este conteúdo pode ser lido pelo ERP para atualização do Status do documento.
Abaixo demonstramos a estrutura do XML de retorno:
Todo o conteúdo acima estará dentro da tag “CDATA” que, por sua vez, estará dentro da TAG <Documento> do SOAP de retorno.
Existe ainda uma tabela de códigos e descrições dos retornos da SEFAZ, que você pode consultar no artigo “Códigos de Retorno do MDF-e”.
Agora que você já está familiarizado com a integração, podemos prosseguir ao próximo passo.
Seu próximo passo é: Cancelando um MDF-e