Pular para conteúdo

Perguntas Frequentes

O que é um certificado digital, e onde adquiri-lo?

O certificado digital é um arquivo digital que funciona como uma assinatura digital, dividido em A1 e A3. Sendo um componente obrigatório para qualquer empresa que pretenda realizar a emissão de documentos eletrônicos. Trata-se de um documento para identificar pessoas e empresas, que promove maior privacidade e integridade dos seus dados dentro da internet.

Os tipos mais comuns são:
- Certificado A1: Arquivo digital instalado diretamente no computador. Válido por 1 ano, pode ser usado em mais de uma máquina e é ideal para ambientes com automação e servidores.
- Certificado A3: Armazenado em um token ou smart card, é mais seguro fisicamente e válido por até 3 anos, mas só pode ser utilizado em um computador por vez.

Para oferecer certificados digitais aos seus próprios clientes, ative a extensão InvoiCy Certificado Digital.

E para adquirir o seu próprio certificado entre em contato conosco, clicando aqui.

Onde encontro exemplos e documentação sobre integração via API REST?

Os exemplos práticos e a documentação completa da integração via API REST podem ser encontrados aqui.

Ao acessar o link, clique no botão "Run in Postman" para importar diretamente os exemplos para o seu ambiente Postman e iniciar a realização dos testes de integração com facilidade.

Complementarmente, recomendamos a leitura do seguinte artigo: Autenticação.

Como habilitar a opção de correção de documentos via tela no InvoiCy?

Para habilitar a opção de correção de documentos diretamente pela tela do InvoiCy, acesse o "Painel de Controle", localize o grupo NF-e, NFC-e ou CT-e, e clique sobre o ícone "Configurações para Emissão".

Nesta tela, é necessário ativar o parâmetro "Empresa Permite Correção de Documentos" para permitir a correção dos documentos. Após esta configuração, o ícone referente a correção será disponibilizado na grid da seção "Documentos Emitidos", conforme descrito aqui.

Clique no ícone, realize as alterações necessárias e reenvie a nota para que a mesma seja autorizada.

Esta funcionalidade está disponível somente para empresas que emitem NF-e via integração Web Service. Empresas que utilizam a emissão por digitação não precisam habilitar esse parâmetro, pois já possuem a correção diretamente na tela. O mesmo parâmetro pode ser habilitado para correção de CT-e e NFC-e (este último, válido apenas para emissão em contingência — tpEmis 9).

Ressaltando que, a correção via tela para NFS-e também está disponível. Contudo, o acesso a tela de correção varia conforme a permissão atribuída ao usuário no sistema.

Posso emitir NFS-e modelo nacional através do InvoiCy?

Sim! O InvoiCy está plenamente preparado para realizar emissões seguindo o layout do modelo Nacional da NFS-e, incluindo as situações específicas para Microempreendedores Individuais (MEIs).

Para os MEIs que optarem por emitir suas notas fiscais eletrônicas no ambiente nacional, o InvoiCy utilizará o mesmo modelo de XML adotado para outros municípios, mantendo um layout padrão em sua estrutura. Da mesma forma, o endereço de envio dos arquivos também permanece o mesmo já utilizado na plataforma, sem necessidade de configurações adicionais.

Para mais detalhes sobre a emissão de NFS-e Nacional com o InvoiCy, confira os seguintes artigos:
- Emissão de NFS-e por MEIs no Padrão Nacional
- NFS-e Modelo Nacional com o InvoiCy

Como resolver a rejeição "QR Code possui um valor inválido" ao realizar a emissão de uma NFC-e?

Esse erro ocorre quando os dados utilizados para gerar o QR Code da NFC-e estão incorretos ou desatualizados, conforme exigido pela SEFAZ.

Para resolver esta situação, é necessário:

- Integração via DLL DFW: Entrar em contato com o suporte através do e-mail suporte@itfast.com.br para receber orientações sobre a atualização dos dados corretos.
- Integração via Web Service: Acesse o Painel de Controle → Linha NFC-e → Aba Configurações para emissão.

Confira os campos ID do token e CSC, certificando-se de que os valores estejam exatamente iguais aos fornecidos pela SEFAZ, considerando o ambiente utilizado (homologação ou produção).

Após atualizar os dados corretamente, o QR Code será gerado sem problemas e a emissão da NFC-e poderá ser realizada normalmente.

Como corrigir a rejeição "00062 - A situação tributária é TI (Tributado Integralmente), porém foi informado um valor para o ISSRF"?

Esta rejeição ocorre em municípios que utilizam o padrão IPM Sistemas quando é informado o valor de ISS Retido na Fonte (ISSRF) em um RPS cuja natureza de operação está configurada como 1 = Tributada Integralmente.

Para corrigir essa situação, verifique se o documento realmente deve ter retenção de ISS. Se necessário, simule uma emissão pelo portal da prefeitura para confirmar se o serviço e o local de prestação permitem retenção de ISS.

- Sem retenção de ISS: Mantenha a natureza de operação com valor 1 (Tributada Integralmente) e remova o valor da tag ItemvlrISSRetido.
- Com retenção de ISS: Altere a natureza de operação (natOp) para 20 (Tributada Integralmente com ISSRF) e mantenha o valor informado na tag ItemvlrISSRetido.

⚠️Os valores atualizados disponíveis para natureza de operação podem ser conferidos através do InvoiCy, na aba Painel de Controle -> Menu NFS-e -> Natureza da Operação.

Quais as causas do erro "Falha na estrutura [...] http://www.w3.org/2001/XMLSchema:maxInclusivepMVAST" no XML de integração com o InvoiCy?

Esse erro indica uma falha estrutural crítica no XML enviado ao InvoiCy, geralmente relacionada ao preenchimento de tags numéricas fora do padrão exigido.

A principal ocorrência envolve a tag fone_dest, que deve conter somente números e até 14 caracteres. O erro pode ser causado devido a inserção de caracteres não numéricos (como traços, espaços ou letras), excesso de dígitos e o campo aberto e fechado sem conteúdo (ex: fone_destfone_dest)

Caso esta tag esteja correta, é recomendável revisar as demais tags numéricas do XML, garantindo que todas estejam dentro dos limites esperados de conteúdo e formato.

Se ainda assim a rejeição persistir, envie o XML de envio para o seguinte e-mail: atendimento@migrate.info.

Por que recebo o erro "Código: E516, Mensagem: Problemas ao recuperar o certificado digital vinculado?"

Esse erro geralmente ocorre em Curitiba quando o certificado digital do emissor não está devidamente vinculado no portal de emissões do município.

Para corrigir esta situação, acesse o portal da prefeitura de Curitiba, utilizando o certificado digital do cliente instalado na máquina. Em seguida, realize o login com os dados do cliente, e vá em Contribuinte → Certificado Digital → Vincular.

Após vincular, a prefeitura passará a reconhecer o certificado e as emissões voltarão a funcionar normalmente.

Destacando que, sempre que o certificado for alterado, será necessário repetir este procedimento.

Por que recebo o erro E138: Usuário não autorizado a realizar o serviço?

Este erro ocorre em municípios que utilizam o padrão COPLAN quando o prestador não possui permissão para emissão de NFS-e via Web Service em ambiente de produção.

Para resolver esta situação, entre em contato com a equipe responsável pela liberação: equipetributario@coplanmt.com.br, informe os dados do prestador e solicite a autorização para emissão via Web Service.

⚠️No município de Sinop (MT), a liberação é feita diretamente pela prefeitura.

Erro na NFS-e: "Usuário/Contribuinte Não Identificado...". Como resolver?

Esse erro ocorre em municípios que utilizam o padrão CONAM, quando os dados de "Usuário" e "Senha" de autenticação estão preenchidos incorretamente na tela de configurações para emissão de NFS-e da empresa.

Para realizar a autenticação no padrão CONAM, obtenha dois códigos no portal da prefeitura, sendo eles:

- Usuário de Autenticação: Acesse o portal da prefeitura e selecione a empresa, vá em Sistema → Segurança → Editar Perfil. Em seguida, utilize o código exibido na aba Código do usuário para login em Web Services. Este é o dado que deve ser informado no campo "Usuário" de autenticação do InvoiCy.
- Senha de Autenticação: Vá em Contribuintes → Cadastro de Contribuintes, e consulte o CNPJ do emissor e clique em Consultar (ícone de lupa). Dentro desta tela de consulta, no menu Código, copie o código exibido. Este é o dado que deve ser informado no campo "Senha" de autenticação do InvoiCy.

Após preencher corretamente as informações, salve a configuração e teste um novo envio de NFS-e.

Por que os meus documentos ficam apenas "Em Processamento" ou demoram para autorizar?

Isso ocorre porque os municípios podem adotar dois tipos de processamento para emissão de NFS-e via Web Service:

- Síncrono: O lote é processado imediatamente e o retorno do documento é obtido no mesmo instante do envio, como no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.
- Assíncrono: O lote entra em uma fila de processamento na prefeitura e só é validado depois de alguns segundos ou minutos, como em Fortaleza, Recife e Belo Horizonte.

Dessa forma, nos municípios com processamento assíncrono, é necessário consultar o status do documento algum tempo após o envio.

Ressaltando que, nos dias próximos ao início e ao final do mês, pode haver maior lentidão devido ao alto volume de notas na fila, e a autorização pode levar até horas.

⚠️Não faça reenvios do mesmo documento, pois isso gera novos lotes e pode dificultar a obtenção do retorno correto do primeiro envio, além de aumentar ainda mais a fila de processamento.

Por qual motivo estou enfrentando problemas com o captcha ao tentar acessar o InvoiCy?

O sistema de segurança (reCAPTCHA) utilizado no InvoiCy é um serviço do Google, que analisa o comportamento do usuário para identificar acessos legítimos. Ou seja, quando a pontuação mínima exigida não é atingida, o login pode ser bloqueado automaticamente.

Utilizamos o reCAPTCHA v3, que é invisível e não exige interação, mas que avalia o risco do acesso com base no comportamento. Embora o sistema seja do Google e não possa ser desativado ou ajustado diretamente pela Migrate, já aplicamos melhorias internas para tornar o processo mais flexível.

Dentre as principais causas deste problema, estão as extensões no navegador (especialmente de bancos ou gerenciadores de senhas), o navegador desatualizado ou fora do padrão, e a navegação suspeita, de acordo com os critérios do Google.

Para solucionar esta situação, é preciso limpar o cache e os dados de navegação (Ctrl + Shift + Del → "Avançado" → "Todo o Período"), atualizar o navegador e defini-lo como padrão, desativar as extensões temporariamente (principalmente de senha) e tentar acessar por outro navegador ou em aba anônima.

Se o problema persistir, entre em contato conosco.

Por que meu InvoiCy Conector parou de funcionar?

O InvoiCy Conector pode parar de funcionar devido ao uso incorreto do mesmo. Dentre as principais causas temos: a instalação de um Conector em diversas máquinas, instalar múltiplos Conectores em uma mesma máquina e não executar a instalação com permissão de administrador.

Para solucionar este problema, acesse a empresa desejada no InvoiCy, e clique na seção "Painel de Controle". Nesta tela, localize o grupo Configurações de Parceiro - Gerenciamento e clique no ícone "Conector". Após, busque o respectivo Conector em sua máquina, clique sobre a opção "Mais Detalhes" e selecione a opção "Duplicar".

Em seguida, desinstale-o completamente do seu computador e apague as pastas do Conector. Ressaltando que, não é necessário apagar os diretórios criados para envio e retorno dos arquivos.

Baixe e instale o novo Conector duplicado. As configurações serão mantidas, e você poderá testar novamente com esse novo instalador.

Como resolver o erro "Chave de Comunicação Inválida - 173" no InvoiCy?

Esse erro indica que ocorreu uma geração incorreta da chave MD5 utilizada para autenticar a comunicação com a API do InvoiCy.

Dentre as principais causas, temos o uso de chave de acesso da empresa incorreta, ou uso do ambiente incorreto, pois a empresa possui uma chave de acesso específica para cada ambiente (Homologação e Produção). Bem como, a presença de acentos ou caracteres especiais no XML, uma dupla conversão de caracteres do XML (ex: < virando &it;), a alteração no XML após gerar o hash MD5 ou um erro na função de geração do hash MD5, que é comum em algumas linguagens como Delphi.

Para solucionar esta situação, realize a confirmação da chave de acesso no InvoiCy, certifique-se que o XML está sem caracteres especiais, não altere o XML após gerar o hash MD5 e utilize ferramentas confiáveis para gerar e validar o MD5, como o http://miraclesalad.com/.

Por que os documentos capturados através da extensão de Manifestação do Destinatário estão em resumo?

Os documentos capturados inicialmente pela extensão de Manifestação do Destinatário são retornados em formato resumido, pois essa é a forma padrão disponibilizada pela SEFAZ nas consultas realizadas via NSU (Número Sequencial Único). Esse tipo de retorno contém apenas as informações essenciais do documento, como chave de acesso, CNPJ do emitente e destinatário, data de emissão e valor total.

Para obter o XML completo da nota, é necessário realizar uma manifestação específica, como: Ciência da Operação, Confirmação da Operação ou Operação não Realizada. Após essa manifestação, a SEFAZ liberará o acesso ao conteúdo completo do documento.

Com o intuito de compreender melhor o funcionamento dessa extensão, acesse o seguinte artigo: Manisfestação do Destinatário.