Rejeição 1134 - CST do IBS/CBS informado não permite informação do grupo para apropriação de crédito presumido de IBS sobre o saldo devedor na ZFM [nItem: 999]
Descrição da rejeição
Uma NF-e foi emitida com grupo de crédito presumido de IBS para Zona Franca de Manaus (ZFM), mas o CST informado não permite esse tipo de operação.
Regra de Validação na SEFAZ
A SEFAZ valida que o CST do IBS/CBS informado permite a utilização de crédito presumido de IBS sobre saldo devedor na ZFM. Se o CST possui indicador que não permite essa operação (indicador = 0), então o grupo de crédito ZFM (gCredPresIBSZFM) não pode estar presente.
Consultar a tabela de CST para identificar quais códigos obrigam este preenchimento.
Exemplo de ocorrência
Uma NF-e com CST que não permite crédito ZFM foi emitida com o grupo de crédito presumido ZFM incluído indevidamente.
<det>
<detItem>
<imposto>
<IBSCBS>
<CST>000</CST>
<gCredPresOper>
<gCredPresIBSZFM>
<tpCredPresIBSZFM>1</tpCredPresIBSZFM>
<vCredPresIBSZFM>300.00</vCredPresIBSZFM>
</gCredPresIBSZFM>
</gCredPresOper>
</IBSCBS>
</imposto>
</detItem>
</det>
Como resolver?
Remova o grupo de crédito presumido ZFM (gCredPresIBSZFM) quando o CST não permitir essa operação, ou alterne para um CST que permita crédito ZFM.
Exemplo corrigido — sem grupo de crédito ZFM:
<det>
<detItem>
<imposto>
<IBSCBS>
<CST>000</CST>
<gCredPresOper>
...
</gCredPresOper>
</IBSCBS>
</imposto>
</detItem>
</det>