mar
07
2014

Envio de Eventos

7 de março de 2014

Índice

-

Vamos trabalhar agora com a emissão de eventos da NF-e.

A emissão dos eventos ocorre através do mesmo Web Service de envio de NF-e. Os eventos da NF-e compreendem: Cancelamento, Carta de Correção Eletrônica e as Manifestações do Destinatário (confirmação, ciência, desconhecimento e não realização da operação).

Um evento é um registro de um fato que ocorreu com a NF-e após sua autorização de uso, pode ser emitido pelo contribuinte ou pelo Fisco. Os eventos podem ou não modificar a situação do documento, por exemplo, evento de cancelamento.

Para todos os eventos, a geração do XML segue a mesma estrutura, mudando apenas as tags específicas para cada tipo de evento. Clique aqui para realizar o download do manual de geração do XML de eventos.

Disponibilizamos também um arquivo de esquema XML, que poderá ser utilizado para auxiliar na geração do XML. É recomendável que o XML gerado seja validado contra o esquema antes de ser enviado ao InvoiCy. Clique para fazer o download do arquivo de esquema.

Proceda com os seguintes passos para enviar eventos:

1.      Envie uma nova NF-e
Você pode enviar uma nova NF-e ao InvoiCy, ou obter uma NF-e já autorizada anteriormente para o teste de eventos. A NF-e utilizada para a emissão de eventos deve estar autorizada. Não é permitido qualquer outro status para envio de eventos.

2.      Gere a estrutura do arquivo XML do evento desejado
Você deverá gerar a estrutura do XML de acordo com o evento desejado, seguindo o layout de eventos.

Nós disponibilizamos para você um exemplo da estrutura do arquivo de cancelamento para facilitar seu entendimento. Clique aqui, para realizar o download.

3.      Consuma o Web Service de envio de documentos do InvoiCy
Após gerar o layout do XML do evento, basta realizar o consumo do WS de integração do InvoiCy, conforme já descrito no artigo “Integrando com o módulo NF-e”.

4.      Obtenha o retorno do envio do evento
Ao realizar o consumo do Web Service do InvoiCy, no retorno será possível identificar se a operação for realizada com sucesso.

O layout de retorno do Web Service para eventos, é o mesmo retornado no momento da emissão da NF-e. Para os eventos, estarão preenchidas as tags específicas no retorno, como o EveTp e EveId, como mostra a imagem abaixo.

Artigos Relacionados: