dez
12
2014

Relatório de Leitura X

12 de dezembro de 2014

Índice

-

A Plataforma InvoiCy oferece para o usuário a possibilidade de gerar um relatório denominado Leitura X, para conferência das informações do sistema de frente de caixa, apresentando um resumo do que acontece ou o que aconteceu até o momento em que a mesma foi solicitada.

Para fazer uso dessa funcionalidade, a empresa precisa habilitar a configuração de geração da Leitura X, através do Painel de controle – Configurações para emissão do Módulo NFC-e, campo ‘Possui Leitura X?’, como está destacado na imagem a seguir.

Após habilitado o parâmetro, para solicitar a geração da Leitura X é necessário enviar a seguinte estrutura, contendo o modelo de documento, período de solicitação da leitura, o CNPJ do Emissor e a série dos documentos, onde todas as informações são obrigatórias. A imagem abaixo representa essa estrutura de envio.

envio-leitura-x

Para efetuar o download do xml da imagem acima clique aqui.

O retorno será em formato texto (xml), e trará um resumo do dia pelo CNPJ do emitente e pela série do documento, permitindo ao aplicativo de retaguarda fazer uma checagem se o que está sendo contabilizado bate com o que o “emissor” está dizendo.

Para visualizar um exemplo de retorno da Leitura X clique aqui.

No relatório da Leitura X será retornado o número do primeiro e último documento emitido no dia solicitado, também o valor do Grande Total Inicial que representa o valor total de vendas brutas do dia anterior, e o valor do Grande Total, que representa o valor total de vendas brutas do dia atual mais a soma do Grande Total Inicial.

Será retornado também o valor total das vendas brutas do dia, total das vendas líquidas do dia considerando os descontos, total dos descontos, total de acréscimos e ainda o total geral de todas as NFC-e canceladas.

Compõe o retorno também um grupo que especifica as formas de pagamento, trazendo a soma dos valores de cada forma de pagamento utilizada. No grupo Tributos, as informações serão agrupadas por série, CST e alíquota, ou seja, ao autorizar mais de uma NFC-e com a mesma série, CST e alíquota para ICMS por exemplo, o valor dos documentos será somado e apresentado no bloco ICMS do grupo Tributos.

E por fim são apresentados os valores de Total de Lançamento das Vendas, que representa o total de itens de vendas existentes na NFC-e, a quantidade e valor total dos documentos emitidos em contingência Offline, quantidade e valor total dos documentos que estão em contingência e em processamento, que estão pendentes da substituição de documento, e a quantidade de documentos rejeitados e pendentes.

Para facilitar seu entendimento elaboramos um arquivo de layout, que especifica os campos de envio e de retorno para geração da leitura X. Para efetuar o download clique aqui.

Se ao gerar a Leitura X o parâmetro ‘Possui Leitura X?’ estiver configurado como Sim, mas a empresa não realizou nenhum movimento no período solicitado, será retornada a seguinte mensagem: “178 – CNPJ sem movimento no período solicitado”.

Agora, se o parâmetro estiver configurado como Não e a empresa solicitar a geração da Leitura X, a seguinte mensagem será retornada: “177 – Este CNPJ não possui o parâmetro para a geração da Leitura X habilitado”.