mar
07
2014

Inutilizando uma NF-e ou NFC-e

7 de março de 2014

Índice

-

Olá! Vamos aprender agora como efetuar a inutilização de uma NF-e ou NFC-e através do InvoiCy.

A inutilização é utilizada quando ocorre um pulo no sequencial de numeração dos documentos, ou quando um documento é rejeitado e não se deseja corrigi-lo. Neste caso, podemos inutilizar aquela numeração e emitir um novo documento com um novo número.

A inutilização pode ser realizada em qualquer momento, e não existe um prazo limite estipulado pela SEFAZ para realizar a inutilização de uma numeração. Além do mais, pode ser realizada a inutilização de um único número, ou ainda de uma faixa de números em um único pedido de inutilização.

A partir deste momento, assumimos que você já leu o artigo “Enviando uma NF-e ou NFC-e”. Caso ainda não tenha lido este artigo, recomendamos a sua leitura para facilitar o entendimento deste artigo.

Proceda com os seguintes passos para realizar a inutilização de um documento:

1.      Gere a estrutura do arquivo XML de inutilização
Você deverá gerar a estrutura do XML de inutilização de acordo com o Layout do InvoiCy.

Nós disponibilizamos para você um exemplo da estrutura do arquivo de inutilização para facilitar seu entendimento. Clique aqui, para realizar o download.

2.      Consuma o Web Service de envio de documentos do InvoiCy
Após gerar o layout de inutilização, basta realizar o consumo do WS de recepção do InvoiCy, conforme já descrito no artigo “Integrando com o InvoiCy”.

Para facilitar o seu entendimento, anexamos a este artigo um exemplo completo de inutilização de uma NF-e através do WS de integração do InvoiCy. Clique aqui, e realize o download do documento.

3.      Obtenha o retorno da inutilização
Após os procedimentos acima, o InvoiCy irá retornar o status atual da inutilização. O layout de retorno da inutilização é o mesmo do envio e de eventos, como mostra a imagem abaixo.

Para facilitar seu entendimento anexamos a este artigo um exemplo do layout de Inutilização. Clique aqui e realize o download do documento.

Artigos Relacionados: