2014
Como integrar com o módulo NFS-e?
24 de março de 2014A integração de seu ERP com o Módulo deve ser realizada através de Web Service disponibilizado pelo Módulo. Este Web Service é único, e deve ser utilizado para qualquer emissão com o Módulo, independente da prefeitura que se deseja enviar. Abaixo, detalhamos o processo de integração com o módulo NFS-e.
- Visualize a estrutura WSDL do Web Service
Para visualizar a estrutura WSDL do Web Service, basta copiar e colar o link em seu navegador de internet, por exemplo https://homolog.invoicy.com.br/arecepcao.aspx-wsdl. Assim podemos visualizar toda a estrutura do WSDL, conforme demonstra a imagem abaixo:
- Realize o consumo do Web Service
Você deverá realizar o consumo do Web Service para realizar a integração. Dentro da TAG , você deverá informar o conteúdo XML do RPS, contendo a estrutura de campos. Os campos do RPS devem estar convertidos para formato texto, conforme exemplo abaixo:
Nos casos em que for usada uma ferramenta RAD para consumo do Web Service através de componente nativo, por exemplo Visual Studio utilizando Web Reference, a conversão do XML para texto irá ocorrer de forma automática. Para os casos em que o desenvolvedor preferir codificar toda a comunicação sem utilizar componentes, além de ser necessário escrever todo o XML do SOAP, também deverá ser feita a conversão do XML do documento para texto, substituindo os caracteres “<”, “>” e “ “ ” (aspas) por “<”, “>” e “”” respectivamente, de acordo com a tabela da W3C: http://www.w3schools.com/html/html_entities.asp.
Para facilitar seu entendimento, disponibilizamos para você o download de um exemplo completo de consumo dos Web Services do Módulo (Schemas XSD e XMLs de Exemplo). Clique aqui para realizar o download deste exemplo.
- Realize a leitura do retorno do envio do RPS.
Após o envio dos RPS, precisamos realizar a leitura do retorno do processamento do documento. O retorno recebido segue a seguinte estrutura SOAP:
A estrutura SOAP acima demonstra o retorno do envio de apenas um único documento. Note que na TAG < DocPDFBase64> é retornado o “espelho” do RPS, codificado em Base64.
Agora que você já realizou sua integração, podemos dar prosseguimento ao próximo passo.
Seu próximo passo é: Como emitir uma NFS-e?
Artigos Relacionados: