mar
25
2014

Cadastrar uma Empresa via Web Service

25 de março de 2014

Índice

-

Última atualização em: 10 de julho, 2014

 

Neste artigo iremos demonstrar como realizar o cadastro de uma empresa através do Web Service do InvoiCy.

A partir de agora, assumimos que você já leu o artigo Integrar com o InvoiCy NFS-e. Caso ainda não tenha lido o artigo, recomendamos que realize a leitura do mesmo, para facilitar o entendimento deste artigo.

O cadastramento da empresa é muito simples. Para que isso se torne possível, siga os seguintes passos:

     1. Consumindo o Web Service
Primeiramente, você deve realizar o consumo do Web Service de Cadastro de prestador – https://gnfse.gnfe.com.br/apnuc208.aspx?wsdl

     2. Criar os XML para o envio
O XML deve ser convertido para String, porém, apenas neste serviço não é preciso gerar a chave de comunicação (EmpCK), apenas o XML deve ser convertido para texto, conforme instruções abaixo. Para mais informações sobre a EmpCK consulte o artigo Como gerar o código Hash MD5?

     3. Armazenar os dados de retorno
Caso a empresa seja cadastrada com sucesso, é preciso guardar o Código da Empresa no InvoiCy e a chave de acesso, informações fundamentais para a emissão com a empresa. Para obter mais informações sobre a chave de acesso consulte o artigo Verificando a chave de acesso da empresa.

Para obter os Layouts de envio e retorno do Cadastro de Empresas, faça o download do arquivo CadastroEmpresa.zip. Nele você encontrará também o arquivo XSD e XML de exemplo.

O documento XML deve ser convertido para texto, e inserido entre as TAGS do SOAP de envio. Veja abaixo um exemplo:

Nos casos em que for usada uma ferramenta RAD para consumo do Web Service através de componente nativo, por exemplo Visual Studio utilizando Web Reference, a conversão do XML para texto irá ocorrer de forma automática. Para os casos em que o desenvolvedor preferir codificar toda a comunicação sem utilizar componentes, além de ser necessário escrever todo o XML do SOAP, também deverá ser feita a conversão do XML do documento para texto, substituindo os caracteres “<”, “>” e “ “ ” (aspas) por “<”, “>” e “”” respectivamente, de acordo com a tabela da W3C: http://www.w3schools.com/html/html_entities.asp.

Para facilitar a geração do XML de integração, disponibilizamos o XML de envio, bem como um arquivo de esquema XSD que poderá servir como base. É recomendável que após a geração do arquivo XML e antes do consumo do Web Service, o mesmo seja validado contra o arquivo de esquema. Maiores detalhes no artigo Validação de arquivos XML.

    4. Realize a leitura do retorno do cadastro de Empresa
Após o envio do XML, precisamos realizar a leitura do retorno do processamento do cadastro. O retorno recebido segue a seguinte estrutura SOAP:

A estrutura SOAP acima demonstra o retorno do envio de apenas uma empresa. O seu sistema deve ler o retorno, validando as informações conforme o layout de retorno. O retorno apresentará o status de cada processo, desde o cadastro da empresa, a instalação do certificado, a validação da licença e o cadastro do usuário.

Agora que você já cadastrou a empresa, podemos dar prosseguimento ao próximo passo.

Seu próximo passo é: Emitir uma NFS-e.

Artigos Relacionados: