set
16
2014

Cancelando um CT-e

16 de setembro de 2014

Índice

-

Agora iremos descrever como é realizado o cancelamento de um CT-e através do InvoiCy.

A partir deste momento, assumimos que você já leu o artigo “Enviando um CT-e. Caso ainda não tenha lido este artigo, recomendamos a sua leitura para facilitar o entendimento deste artigo.

Proceda com os seguintes passos para realizar o cancelamento de um documento:

1.      Autorize um documento
O cancelamento só pode ser feito para documentos que receberam a autorização de uso pela SEFAZ. Atente-se para o prazo de cancelamento do CT-e que é de 7 dias a partir da data de emissão do documento.

2.      Gere a estrutura do arquivo XML de cancelamento
Você deverá gerar a estrutura do XML de cancelamento de um CT-e, de acordo com o Layout de eventos do CT-e. Para visualizá-lo, consulte o artigo “Envio de Eventos”.

Nós disponibilizamos para você um exemplo da estrutura do arquivo de cancelamento para facilitar seu entendimento. Clique aqui, para realizar o download.

3.      Consuma o Web Service de envio de documentos do InvoiCy
Após gerar o layout de cancelamento do CT-e que você deseja cancelar, basta realizar o consumo do WS de integração do InvoiCy, conforme já descrito no artigo “Integrando com o InvoiCy”.

Para facilitar o seu entendimento, anexamos a este artigo um exemplo completo de cancelamento de um CT-e através do WS de integração do InvoiCy. Clique aqui, e realize o download do documento.

4.      Obtenha o retorno do cancelamento
Ao realizar o consumo do Web Service do InvoiCy, no retorno será possível identificar se a operação foi realizada com sucesso e qual o status do documento.

O layout de retorno do Web Service para o cancelamento, assim como qualquer outro evento, é o mesmo retornado no momento da emissão do CT-e. Para os eventos, estarão preenchidas as tags específicas no retorno, como o EveTp e EveId, como mostra a imagem abaixo.

O próximo passo é: Consultando um CT-e, para isso acesse o artigo e confira.

Artigos Relacionados: