2015
Padrão Comunix
29 de junho de 2015Para utilizar o Padrão Comunix deve-se atentar para algumas particularidades.
1. Envio
1.1 Configurações para emissão
Este padrão não utiliza certificado digital, então para permitir o envio é necessário informar a senha de acesso ao sistema da prefeitura, esta deve ser informado no InvoiCy em Painel de Controle->Configurações para a emissão de NFS-e->Senha de Autenticação. Para que a mesma possa ser preenchida no envio.
OBS.: Além da senha de autenticação, para fazer o envio via Web Services, é necessário uma liberação diretamente com o suporte da Comunix. Ambos os ambientes necessitam de uma liberação para envio da nota.
Para solicitar essa liberação, deve ser enviado um e-mail com os dados da empresa e o município para os endereços: suporte@ariss.com.br, mauricio.silva@comunix.net
1.2 Numeração
Para conseguir efetivar a nota deve se seguir exatamente a numeração da prefeitura, caso contrário à prefeitura retornara erro de número inválido. Quando a nota é rejeitada, a nota deve ser reenviada ou uma nova nota pode ser enviada, porém deve conter a numeração exata da próxima nota.
1.3 Tomador Estrangeiro
As informações do tomador devem ser preenchidas mesmo se o tomador for estrangeiro.
1.4 Intermediário, itens e substituição.
No padrão Comunix não é possível adicionar informações sobre intermediários, itens e não possui substituição da NFS-e.
1.5 Envio de notas em lote
O padrão Comunix não permite o envio de documentos em lote. Porém, o InvoiCy gerencia essa questão, e você pode enviar um lote para o InvoiCy, que o mesmo vai enviar unitariamente.
1.6 Natureza da Operação
Segue abaixo os códigos aceitos para o Padrão Comunix.
1.7 Deduções
No padrão Comunix, o grupo de dedução (ListaDed) é obrigatório.
1.8 Local de Prestação do Serviço
No padrão Comunix, o grupo do Local de Prestação do Serviço (LocalPrestacao) é obrigatório.
2. Consulta
O padrão Comunix não possui Web Service de consulta de notas, sendo assim as notas emitidas diretamente pelo sistema da prefeitura se efetivadas/canceladas não será possível disponibilizar a mesma no InvoiCy, pois não será possível consultar o XML da NFS-e.
3. Cancelamento
Os municípios que utilizam o padrão Comunix não poderão cancelar a nota através do InvoiCy, nele só será alterado o status da nota para cancelado, este deve ser feito diretamente no sistema da prefeitura.
4. Exemplo XML
Para visualização de um XML de exemplo para envio, clique aqui.