maio
10
2017

Cadastro de Grupos de permissões

10 de maio de 2017

Índice

-

Buscando agilizar o gerenciamento das informações dos usuários que utilizam a Plataforma InvoiCy, a partir dessa versão disponibilizamos uma nova tela para que o usuário parceiro possa gerenciar seus grupos de permissões. Essa funcionalidade está disponível no Painel de Controle, grupo ‘Configurações do Parceiro’, opção ‘Grupo de permissões’, como demonstra a imagem a seguir.

Ao acessar os grupos de permissões aparecerá uma listagem de todos os grupos cadastrados para a empresa, com a opção de filtrar pela descrição do grupo, e ainda editar ou excluir os grupos cadastrados. Para criar um novo grupo deve-se clicar no botão ‘Novo grupo’. A imagem abaixo representa essa tela.

Ao cadastrar um novo grupo deve-se definir um nome para ele, e configurar as permissões desejadas. A imagem abaixo demonstra esse processo. É possível expandir e ocultar os grupos de permissões conforme a necessidade. Ao clicar no campo de seleção geral do grupo, todas as opções pertencentes ao grupo serão selecionadas também, mas o usuário tem a liberdade de desmarcar as opções que não são de seu interesse.

Após configurar o grupo e clicar no botão ‘Salvar’, é possível definir para quais empresas este grupo estará disponível, e também já vincular os usuários desejados.

É importante destacar que ao vincular as empresas para o grupo, significa que este grupo estará visível apenas para as empresas vinculadas. E ao vincular os usuários, significa que estes usuários irão herdar todas as permissões desse grupo e terão acesso a todas as empresas que foram vinculadas ao grupo.

Aplicação dessa funcionalidade na prática

Você deve estar se perguntando: “qual é a utilidade de criar um grupo de permissões para as minhas empresas?”. Bom, vamos tentar exemplificar uma situação prática onde a criação de grupos pode facilitar o gerenciamento de seus usuários e suas permissões.

Exemplo prático: tenho um grupo de empresas e quero definir um perfil de permissões de acesso para vários usuários com perfil administrador, por exemplo. Então crio o grupo com a descrição Administrador, configuro as permissões de acesso, vinculo todas as empresas que poderão utilizar este grupo, e posteriormente todos os usuários que irão herdar as permissões do grupo.

Essa funcionalidade facilita a criação de grupos de permissões para múltiplas empresas e usuários simultaneamente, eliminando a necessidade de o usuário fazer a configuração dos grupos empresa por empresa.

Personalização dos grupos de permissões para a empresa

Ao cadastrar o grupo de permissões Administrador para múltiplas empresas por essa nova tela, automaticamente o mesmo aparecerá na tela de grupos de permissões da empresa para a qual foi vinculado, ao clicar no botão ‘Grupos de Permissões’, como demonstra a imagem abaixo.

Sempre que o grupo sofrer alguma alteração através da tela nova de grupos de permissões, a mesma será replicada para o grupo de cada empresa em específico.

Agora, suponhamos que você vinculou o grupo administrador e os respectivos usuários para todas as suas empresas, mas para a empresa Matriz você deseja liberar mais algumas permissões para esse grupo administrador, então você acessa a tela de usuários da empresa Matriz, clica no botão ‘Grupos de Permissões’, e altera o grupo administrador, configurando as permissões desejadas.

A partir desse momento o grupo administrador passa a ser um grupo personalizado para a empresa Matriz, então todas as alterações realizadas nesse grupo, pela tela de grupos de permissões não serão impactadas para o grupo administrador na empresa Matriz, apenas para o grupo das demais empresas.

Destacando que, mesmo que você altere as permissões de um usuário em específico que esteja atribuído ao grupo de permissões administrador, este usuário ainda estará vinculado ao grupo, herdando as suas configurações. Então, quando o grupo for modificado, esse usuário continuará recebendo as modificações.