jan
03
2018

Consulta de naturezas da operação via Web Service

3 de janeiro de 2018

Índice

-

Uma das características da integração com o InvoiCy é oferecer um modelo único de emissão para cada modelo de documento. Esta prática visa diminuir o máximo possível os tratamentos que os clientes realizam em seus sistemas.

Como é de conhecimento, muitas prefeituras utilizam variados códigos de natureza da operação, que podem seguir os números de 1-6 como o modelo Abrasf, ou até mesmo letras ‘tp’, ‘is’, ‘tt’, por exemplo. Como a mesma natureza da operação pode variar bastante de um município para outro, o InvoiCy adota uma tabela unificada, que está disponível no layout de recepção para que as notas tributadas no município do prestador, por exemplo, sempre tenham o mesmo valor para quem está emitindo.

Entretanto, mesmo unificando as naturezas da operação, existem opções que são aceitas por alguns padrões e não são aceitas por outros.

Sabendo da dificuldade que é customizar uma tabela de naturezas da operação para cada cliente do seu sistema, desenvolvemos um Web Service que retorna exatamente quais valores são aceitos e sua descrição, permitindo que eles sejam importados em uma combobox no cadastro de empresas, por exemplo.

O endereço do Web Service é o mesmo de envio de notas, mudando apenas o layout do arquivo XML enviado, conforme demonstra a imagem abaixo.

Captura de Tela 2019-05-21 às 10.53.04

O CNPJ e o ambiente são necessários para o sistema identificar as naturezas corretas para o município do cliente, pois alguns padrões como o THEMA possuem valores completamente diferentes para cada município atendido.

Já o campo IMEmissor é um campo opcional, sendo útil apenas para as empresas que possuem domicílios em mais de um município, mas utilizam o mesmo CNPJ (no cadastro de empresa está representado pelo bloco outros endereços)  com Inscrições Municipais diferentes. As demais empresas não precisam preencher este campo.

Para visualizar um exemplo de envio da consulta faça download do arquivo XML clicando aqui.

A estrutura do XML de retorno pode ser visualizada abaixo, onde o grupo NaturezaItem possui ocorrência de 0-N.

Para visualizar um exemplo do retorno da consulta faça download do arquivo XML clicando aqui.

Importante:

– A consulta está disponível apenas para CNPJ que já estão cadastrados na Plataforma InvoiCy. Caso implementado o cadastro de empresas via Web Service, a natureza da operação deve ser chamada após a confirmação de que a empresa foi cadastrada com sucesso.

– Este serviço deve ser utilizado apenas quando necessário atualizar as naturezas da operação do cadastro do cliente, jamais implementar uma chamada a cada emissão de nota.

– Existem controles de requisições que irão bloquear a empresa caso sejam realizadas mais do que algumas chamadas por hora. Este controle faz-se necessário para impedir que o consumo indevido afete a disponibilidade e performance do sistema.

– No caso de um município trocar de padrão, as naturezas podem mudar.