jul
06
2018

Ciência da operação automática

6 de julho de 2018

Índice

-

O InvoiCy permite que você realize algumas configurações para efetuar a ciência da operação automática sobre os documentos importados da SEFAZ.

Para isso, você deve configurar e ativar a extensão Manifestação do destinatário. Para saber mais sobre como ativar essa extensão, leia o artigo Extensão Manifestação do destinatário.

Antes de saber como realizar a ciência da operação automática, vamos entender alguns parâmetros que devem ser configurados. Na tela de ativação da extensão constam dois parâmetros que são importantes para o funcionamento desse processo:

– Ciência da Operação automática: ao configurar esse parâmetro como ‘Realizar para todos os documentos’, será efetuada automaticamente a ciência da operação para todos os resumos dos documentos baixados da SEFAZ pelo InvoiCy, armazenando o XML completo desses documentos. Já ao selecionar a opção ‘Realizar apenas para alguns fornecedores’, na tela de manifestação será possível cadastrar uma lista de CNPJs para o InvoiCy efetuar a manifestação de forma automática para todos os documentos baixados da SEFAZ, onde o emissor tenha seu CNPJ cadastrado na listagem de fornecedores.

– Justificativa para não realização da operação: essa justificativa será utilizada para efetuar o evento de operação não realizada sobre as notas que não foram importadas para o InvoiCy.

Na tela de manifestação, aparecerá um ícone de acordo com a opção que foi configurada no parâmetro ‘Ciência da Operação automática‘. Ao marcar a opção ‘Realizar para todos os documentos’, aparecerá o ícone demonstrado na imagem abaixo.

Ao clicar nesse ícone será aberta uma tela para você efetuar a importação do arquivo .CSV com as chaves de acesso dos documentos recebidos que constam em seu ERP. Confira na imagem abaixo a tela.

Você deve selecionar o arquivo para importação, podendo informar uma descrição para ele através do campo ‘Descrição da importação’.

Então no campo ‘Tipo do evento que deve ser disparado para as chaves de acesso’ você pode escolher qual evento será realizado sobre as chaves de acesso que você está importando. As opções disponíveis são: Confirmação da operação, Ciência da operação e Desconhecimento da operação.

Como já mencionamos, existe um processo que consulta automaticamente na SEFAZ os documentos emitidos contra a sua empresa, baixa o XML desses documentos e armazena no InvoiCy.

Então se houver algum documento armazenado para a sua empresa no InvoiCy, e que não esteja no arquivo .CSV que você importou, você pode configurar para que o InvoiCy envie o evento de não realização da operação para esses documentos, através do campo ‘Tipo do evento que deve ser disparado para as notas que não constam na lista importada’. OBS: o InvoiCy irá enviar o evento de não realização da operação para esses documentos apenas quando acabar o prazo para manifestação.

Para isso, o InvoiCy fará uso da justificativa que você configurou no parâmetro de ativação da extensão ‘Justificativa para não realização da operação’.

Já ao selecionar a opção ‘Realizar apenas para alguns fornecedores’, aparecerá o ícone conforme a imagem a seguir.

Ao clicar no ícone você poderá consultar a lista de fornecedores, bem como cadastrar novos fornecedores ou importar através de um arquivo .csv. A estruturação desse arquivo deve ser o seguinte: CNPJ;Nome do fornecedor. Clique aqui para visualizar um exemplo.

A ciência da operação será realizada de forma automática para todos os documentos baixados da SEFAZ, onde o emissor tenha seu CNPJ cadastrado na listagem de fornecedores. Destacando que esse evento será emitido apenas um dia antes de expirar o prazo final para realização da ciência da operação.