2019
Correção automática de NFC-es rejeitadas emitidas em contingência offline
4 de junho de 2019O InvoiCy conta com a nova função de correção automática para documentos NFC-e rejeitados, e que foram emitidos em contingência offline, tanto pelo painel gerencial de suporte como pela tela inicial dos documentos. Essa nova alteração será permitida apenas para empresas que possuírem a extensão do painel de suporte ativa.
Quando ativado a extensão do painel de suporte para o parceiro, deverá automaticamente alterar para Sim o parâmetro de emissão “Empresa permite correção de documentos”, para todas as empresas desse parceiro, como demonstra a imagem abaixo.
Através do Painel gerencial de suporte o processo de correção estará disponível por meio da opção ‘Offlline Rejeitado’ do gráfico de Documentos não compliance.
Após acessar a opção Offline Rejeitado, é possível ver a quantidade de rejeições dos documentos NFC-e emitidos em contingência offline, agrupada inicialmente pelo tipo de rejeição, visualizando as empresas afetadas abaixo.
A ordem das rejeições é decrescente pelo volume de incidências e também apresenta o volume de CNPJs afetados por cada rejeição. Assim, a empresa específica selecionada apresenta apenas os documentos relacionados a essa rejeição.
Se ao abrir os documentos de uma rejeição específica pelo painel gerencial de suporte existir o ícone destacado na figura abaixo, significa que aquela rejeição permite aplicar a correção automática. Caso contrário, a correção deverá ocorrer de forma manual, corrigindo documento por documento. Na tela de documentos, caso o painel estiver ativo para a empresa, se aplica o mesmo processo de correção.
Abaixo iremos demonstrar um exemplo de como ocorre todo o processo de correção automática para a rejeição “778 – Informado NCM inexistente”. No primeiro momento, além de identificar na listagem dos itens do documento qual item está rejeitado pela Sefaz, o sistema apresenta a mensagem “Clique aqui para corrigir no item” na rejeição apresentada no cabeçalho, direcionando para a pop-up de edição do item em específico. Essa ação somente será apresentada quando for identificado pela Sefaz o item com problema, conforme imagem abaixo.
Ao selecionar o item a ser corrigido, o sistema abre a tela de correção, permitindo ao usuário informar o NCM correto, dando sequência ao processo clicando em Salvar.
Após a correção da rejeição, a nota será reenviada e se autorizada, irá identificar outros documentos em que seja possível replicar esta mesma correção, onde a busca destes documentos segue uma regra específica para cada tipo de rejeição.
Após a identificação dos documentos, o processo irá realizar a correção automática reenviando os demais documentos com a correção aplicada no documento que foi autorizado. Antes de apresentar como concluído o processo da correção, é realizada uma validação dos documentos enviados para verificar se os mesmos já foram sincronizados com o painel gerencial de suporte.
Se eventualmente ocorrer erro 801 (Time out), 999 (Genérico), 656 (Consumo indevido), 108 ou 109 (SEFAZ em contingência), o processo de envio automático será abortado e irá mostrar ao usuário a mensagem retornada pela Sefaz.
O processo ainda permite que o envio das notas seja abortado durante o andamento da correção, onde nesse caso somente irá validar os documentos que já foram processados. Após concluir ou abortar o processo, a opção Visualizar é liberada ao usuário.
Caso após a execução do processo de Correção Automática ou mesmo durante o tempo em que o processo foi rodado e abortado, existirem documentos que foram rejeitados novamente, estes também poderão ser visualizados, como mostra a imagem abaixo.
Observação:
Caso a empresa não possuir configurada o CSC ou ID do Token disponibilizados pela SEFAZ, o sistema irá apresentar um alerta direcionando um link para a tela de configuração de emissão de NFC-e. O mesmo irá ocorrer quando há necessidade de atualizar o certificado da empresa, caso esteja vencido ou inexistente.
O processo de correção automática para documentos NFC-e rejeitados em contingência offline irá ocorrer para as seguintes rejeições:
237 – CPF do destinatário inválido;
391 – Rejeição: Não informados os dados do cartão de crédito / débito nas Formas de Pagamento da Nota Fiscal;
395 – Endereço do site da UF da Consulta via QR Code diverge do previsto;
397 – Parâmetro do QR-Code divergente da Nota Fiscal;
462 – Código Identificador do CSC no QR-Code não cadastrado na SEFAZ;
464 – Código de Hash no QR-Code difere do calculado;
558 – Data de entrada em contingência posterior a data de recebimento. Irá realizar o processo de correção em massa somente para o CNPJ da empresa;
611 – cEAN inválido;
703 – Data-Hora de Emissão posterior ao horário de recebimento. Irá realizar o processo de correção em massa somente para empresas com CNPJs raiz;
725 – NFC-e com CFOP inválido (nItem:nnn);
778 – Informado NCM inexistente;
779 – Rejeição NFC-e com NCM incompatível;
882 – GTIN (cEAN) com prefixo inválido [nItem:999];
883 – GTIN (cEAN) sem informação [nItem:999];
878 – Endereço do site da UF da Consulta por chave de acesso diverge do previsto.