2015
Padrão RLZ
21 de setembro de 2015O padrão RLZ não segue o modelo ABRASF. Desta forma, possui diversas particularidades listadas abaixo:
1. Token Web Service
O padrão exige a utilização de um token de autenticação do prestador a cada comunicação com a prefeitura. Este token pode ser obtido através do menu Token Web Service no sistema online do município.
O valor deste campo deve ser preenchido no cadastro da empresa no campo Chave primária de autenticação.
2. Série
Recomenda-se utilizar sempre a série B, pois ela representa notas eletrônicas.
3. Substituição
O xml enviado para a prefeitura não permite informar substituição.
4. Intermediário
O xml enviado para a prefeitura não permite informar intermediário.
5. Local Prestação
Deve-se informar o grupo <LocalPrestacao>, juntamente com informação na tag <SerEndCep>.
6. Cancelamento
Os web services do padrão não disponibilizam serviço de cancelamento. Portanto, sugere-se cancelar a nota diretamente na prefeitura e, após isso, solicitar o cancelamento no InvoiCy pois o sistema irá marcar como cancelada para manter o controle, sem que exista conexão com a prefeitura.
7. Tomador
Nas informações do tomador, além do CPF/CNPJ é possível informar o RG quando for pessoa física ou inscrição estadual quando for pessoa jurídica. Utilizar o campo <TomaIE> nestes casos. Quando o tomador for estrangeiro, informar o passaporte no campo <DocTomadorEstrangeiro>.
8. Ambiente de Homologação
Devido a autorizações impostas pela RLZ, para obter um web service de homologação é necessário solicitar a criação de um web service através do sistema da prefeitura em uma área acessível somente por empresas já cadastradas no município.
Devido a limitação que tínhamos uma empresa parceira apenas no município de Rancharia/SP durante o período em que o padrão foi integrado no InvoiCy, disponibilizamos inicialmente o ambiente de homologação apenas para este município.
Como o padrão RLZ exige que as empresas homologuem primeiro para autorizar a emissão em produção, caso o parceiro esteja cadastrando a empresa em um município do padrão RLZ que ainda não tenha sido inicializado o ambiente de homologação, deverá solicitar ao nosso atendimento a criação do web service de homologação do município que seu cliente precisa emitir para que possamos inicializá-lo no InvoiCy.
9. Exemplo de XML
Abaixo, um exemplo de XML de exemplo do InvoiCy NFS-e com todos os campos aceitos pelas prefeituras do padrão RLZ. O usuário poderá informar os demais campos do layout do InvoiCy para fins de impressão do espelho da Nota, o que é recomendado.