set
21
2015

Padrão RLZ

21 de setembro de 2015

Índice

-

O padrão RLZ não segue o modelo ABRASF. Desta forma, possui diversas particularidades listadas abaixo:

1. Token Web Service

O padrão exige a utilização de um token de autenticação do prestador a cada comunicação com a prefeitura. Este token pode ser obtido através do menu Token Web Service no sistema online do município.

O valor deste campo deve ser preenchido no cadastro da empresa no campo Chave primária de autenticação.

2. Série

Recomenda-se utilizar sempre a série B, pois ela representa notas eletrônicas.

3. Substituição

O xml enviado para a prefeitura não permite informar substituição.

4. Intermediário

O xml enviado para a prefeitura não permite informar intermediário.

5. Local Prestação

Deve-se informar o grupo <LocalPrestacao>, juntamente com informação na tag <SerEndCep>.

6. Cancelamento

Os web services do padrão não disponibilizam serviço de cancelamento. Portanto, sugere-se cancelar a nota diretamente na prefeitura e, após isso, solicitar o cancelamento no InvoiCy pois o sistema irá marcar como cancelada para manter o controle, sem que exista conexão com a prefeitura.

7. Tomador

Nas informações do tomador, além do CPF/CNPJ é possível informar o RG quando for pessoa física ou inscrição estadual quando for pessoa jurídica. Utilizar o campo <TomaIE> nestes casos. Quando o tomador for estrangeiro, informar o passaporte no campo <DocTomadorEstrangeiro>.

8. Ambiente de Homologação

Devido a autorizações impostas pela RLZ, para obter um web service de homologação é necessário solicitar a criação de um web service através do sistema da prefeitura em uma área acessível somente por empresas já cadastradas no município. Devido a limitação que tínhamos uma empresa parceira apenas no município de Rancharia/SP durante o período em que o padrão foi integrado no InvoiCy, disponibilizamos inicialmente o ambiente de homologação apenas para este município.

Como o padrão RLZ exige que as empresas homologuem primeiro para autorizar a emissão em produção, caso o parceiro esteja cadastrando a empresa em um município do padrão RLZ que ainda não tenha sido inicializado o ambiente de homologação, deverá solicitar ao nosso atendimento a criação do web service de homologação do município que seu cliente precisa emitir para que possamos inicializá-lo no InvoiCy.

9. Exemplo de XML

Abaixo, um exemplo de XML de exemplo do InvoiCy NFS-e com todos os campos aceitos pelas prefeituras do padrão RLZ. O usuário poderá informar os demais campos do layout do InvoiCy para fins de impressão do espelho da Nota, o que é recomendado. Clique aqui para fazer download do exemplo.