mar
17
2016

Testes de Simulação em Contingência

17 de março de 2016

Índice

-

Na tela de configurações para emissão de cada módulo da Plataforma InvoiCy é disponibilizada uma opção para que você usuário simule o ambiente de contingência para testar a sua aplicação. Esta opção deverá ser configurada por empresa, e é importante destacar que a mesma estará disponível apenas para o ambiente de homologação.

Para configurar os parâmetros e simular a entrada da contingência basta acessar o Painel de Controle – Configurações para emissão específica do módulo desejado. A imagem a seguir demonstra a configuração para o módulo NF-e.

Na tela de Configurações para Emissão do módulo NF-e estará disponível o campo “Ativar simulação de contingência”, com as opções Sim e Não. Nessa mesma tela será possível ainda configurar a ordem de entrada em contingência para a empresa.

Ao ativar a simulação da contingência os documentos de envio, inutilização e eventos (Cancelamento, CC-e, entre outros) emitidos nesse tempo não serão enviados para a SEFAZ, somente após a empresa desativar a opção.

img1

Através desta opção é possível que o usuário simule várias situações que podem acontecer durante a emissão de uma NF-e em contingência, que para esse módulo pode ser por SVC, EPEC, FS-DA ou Nenhuma.

Antes de optar pela opção EPEC, em primeiro lugar o emissor deverá tratar na integração o código de retorno 136, de forma que seu ERP consiga interpretar o mesmo, pois quando uma NF-e for emitida em EPEC será retornado o código 109 no status da comunicação e o código 136 no status do documento, sem o arquivo xml, mas com o DANFE em base 64 (para mais informações sobre base64 acesse o artigo). Nesse caso, o documento foi emitido porém ainda não está autorizado na SEFAZ, então o emissor deverá consultar o documento posteriormente para ter o xml completo autorizado.

Da mesma forma, ao receber um retorno de código 136 o emissor não deve reenviar o documento, somente consultar o seu status. Tratando o código 136 na integração poderá evitar problemas maiores, como sua empresa ser bloqueada para emissão de documentos em EPEC. Mas em caso de bloqueio da empresa, o artigo Desbloqueio de EPEC explica como proceder nessa situação.

A seguir iremos explicar as possíveis situações que podem acontecer durante a emissão de uma NF-e em contingência, e como o usuário deve proceder em cada uma delas. Para exemplificar usaremos os termos Emissor 1 e Plataforma InvoiCy, de forma a facilitar a compreensão por parte do usuário.

Se o Emissor 1 estiver emitindo em modo Normal com tpEmis 1, porém a opção “Ativar simulação de contingência” estiver configurada como Sim, a Plataforma InvoiCy irá entrar em modo contingência, este documento enviado irá detectar a entrada em contingência e ficará com status “Necessita interação”, retornando para o Emissor 1 o código 108.

Quando um documento se encontra com o status ‘Necessita Interação’, significa que esse documento identificou uma instabilidade na comunicação com a SEFAZ e o InvoiCy não obteve retorno satisfatório. O fluxo indicado pela Migrate para tratamento nesse caso, é envia-lo novamente incrementando a numeração e referenciar o documento que está como ‘Necessita Interação’ para descarte. Através deste processo o InvoiCy verificará o status deste documento, caso ele esteja autorizado ele será cancelado e caso não conste na SEFAZ a numeração será inutilizada. Esse modelo de descarte permite que o fluxo de emissão siga sem interrupções de forma automática e transparente para o emissor. Recomendamos a leitura do artigo Referenciando documento emitido anteriormente para compreender o funcionamento desse processo.

Quando é executado o processamento automático desse documento que ficou com status ‘Necessita Interação’, o sistema realiza uma consulta do mesmo na SEFAZ a fim de obter seu status, caso essa consulta tenha sucesso o documento será apresentado na plataforma de acordo com o retorno obtido da SEFAZ, caso a consulta retorne que o documento não existe na base de dados da SEFAZ, esse será alterado para status de ‘Rejeitado’ no painel do InvoiCy permitindo assim que o ERP realize o reenvido dessa numeração. É muito importante que seja executado o reenvio do documento somente após obter o retorno de ‘Rejeitado’.

Já a partir do segundo documento emitido, irá retornar para o Emissor 1 o código 109 como status da comunicação e 100 como status do documento, se forem emitidos em contingência SVC. Na tela inicial os documentos ficarão como autorizados. Se a primeira opção de contingência configurada for EPEC, o retorno do status de comunicação será 109, e o retorno do status do documento será 136. Já quando emitir em contingência FS-DA o cliente receberá o código 109 como status da comunicação e status do documento.

Ainda pode acontecer a situação de nenhuma contingência configurada estar disponível, então o documento ficará como pendente no InvoiCy e não será emitido. O emissor receberá como retorno de status da comunicação o código 109, e como retorno de status do documento o código 105.

É importante salientar que o emissor deve sempre estar atento para o código de retorno do status do documento, e não apenas para o código de retorno da comunicação. Para auxiliar na identificação de ambos, o código de status da comunicação pode ser observado no cabeçalho de retorno do SOAP. Já o código do status do documento pode ser visualizado dentro do arquivo xml do documento.

Para cancelar a simulação do ambiente de contingência a empresa deve desativar a opção “Ativar simulação de contingência”, marcando como Não. Após a empresa sair do modo contingência no InvoiCy, então os documentos serão enviados para a SEFAZ e terão seu devido retorno.

É importante destacar ainda que sempre que o Emissor receber como retorno o código 108 deverá avançar a numeração e enviar um novo documento referenciando o anterior.

Não é aconselhável que o Emissor simule situações para receber o código 109 quando estiver enviando com tpEmis 1, pois no processo do ambiente de produção este retorno não irá ocorrer, nesse caso sempre irá retornar primeiro o código 108.

Para facilitar o entendimento do emissor, elaboramos um fluxo abrangendo todas essas situações de emissão em contingência comentadas no artigo, bem como o retorno de cada situação.

Durante o processo de envio, ainda podem acontecer situações como o Aplicativo Comercial ou ERP não possuir conexão com a internet, ou a conexão com o InvoiCy ser perdida durante o processo de emissão e não dar nenhum retorno do documento.

Na primeira situação o documento não será enviado para o InvoiCy, sendo responsabilidade do emissor ajustar a sua infraestrutura para permitir a comunicação com o InvoiCy. Já na segunda situação, o emissor deverá consultar o status do documento para verificar se o mesmo já não foi emitido, ou se será necessário enviá-lo novamente.

É importante destacar que usamos o módulo NF-e como exemplo para esse artigo, mas os demais módulos do InvoiCy também possuem essa configuração de simulação de contingência. A forma de configuração é a mesma para todos os módulos, o que muda apenas são as opções de contingência disponíveis para cada módulo.

Para maiores informações sobre as possíveis opções de contingência disponíveis para cada módulo, bem como o retorno de cada situação, consulte nossos fluxos NFC-e, CT-e, MDF-e.