abr
17
2017

Padrão WEB ISS 2.0

17 de abril de 2017

Índice

-

O Padrão WEB ISS 2.0 segue o modelo sugerido pela ABRASF, na versão 2.02. Disponibilizando a tecnologia de Web Services para realizar as emissões de NFS-e. Abaixo, estão descritas as particularidades deste padrão:

1. Natureza da Operação

O campo de natureza da operação deverá seguir o padrão ABRASF.

2. O sistema não permite:

  • Recepção de RPS sem dados do Tomador (Endereço, Número, código da cidade e UF);
  • Substituição de RPS;

3. Outras Informações

O padrão Web ISS 2.0 não possui uma tag específica de outras informações sobre o RPS a ser emitido, por isso, no cadastro da empresa, deve-se escolher o valor “Sim” para o campo “Concatenar Discriminação e Outras Informações”, como mostra a imagem:

OutrasInformacoes

4. Dados Obrigatórios

Em todos os casos de emissão deve-se informar o Item da Lista de Serviço e o Código CNAE, pois caso não informado, o sistema da prefeitura retorna erros de Schema XSD, sendo eles pouco claros.

5. Cancelamento

Só é possível realizar o cancelamento via Web Service, quando no momento da emissão informa-se um e-mail válido de tomador. Caso não seja informado um e-mail para o tomador na emissão do RPS, a empresa que deseja cancelar a NFS-e gerada através dele deve abrir um requerimento junto à prefeitura para solicitar o cancelamento do mesmo.

6. Ambientes

A prefeitura dispõe além do ambiente de produção o ambiente de homologação, para fazer uso deles e consequentemente dos Web Services, é necessário contatar a mesma e fazer a solicitação formal, fornecendo informações como CNPJ e Inscrição Municipal.

Acesse um exemplo de XML enviado ao InvoiCy, clicando aqui.