fev
05
2018

Como inutilizar uma NFS-e?

Atualizado em

Índice

-

Neste artigo iremos demonstrar para as empresas que possuem NFS-e com status rejeitada, como realizar a inutilização das mesmas através do Web Service do InvoiCy.

Destacando que hoje apenas o município de Caxias do Sul-RS possui serviço de inutilização, então para os demais municípios as NFS-e serão inutilizadas apenas no InvoiCy, e não na Prefeitura.

Também é importante destacar que para padrões que exigem a sequência de numeração do RPS não será permitida a inutilização dos documentos.

1. Consumindo o Web Service

Primeiramente, você deve realizar o consumo do Web Service de Inutilização de NFS-e – https://homolog.invoicy.com.br/arecepcao.aspx?wsdl.

2. Criando o XML para o envio

Para obter os layouts de envio e retorno do XML de inutilização de NFS-e, faça o download do arquivo Inutilização.zip.

O XML a ser enviado deverá conter o número inicial e final juntamente com a série da NFS-e que deverá ser inutilizada.

O documento XML deve ser inserido entre as TAGS <inv:Documento> </inv:Documento> do SOAP de envio. Para saber como gerar a Tag inv:Documento corretamente e como gerar a chave de comunicação, consulte o artigo Gerar um XML de Envio passo-a-passo.

A imagem abaixo representa um exemplo de envio de inutilização através da ferramenta SoapUI.

3. Realizando a leitura do retorno do envio da NFS-e

Após o envio do XML, precisamos realizar a leitura do retorno da inutilização da NFS-e. O retorno recebido segue a seguinte estrutura SOAP:

A estrutura SOAP acima demonstra o retorno do serviço de inutilização de apenas uma NFS-e, porém, é possível inutilizar mais de uma NFS-e em uma única requisição.

O seu sistema deve ler o retorno, validando as informações conforme o layout de retorno. O retorno criará um grupo para cada NFS-e, contendo o número, série, situação, entre outros. Retornará também os erros, caso a prefeitura não permita a inutilização.

Publicado por:

Postado em NFS-e com as tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *