2018
Padrão DEISS WS
4 de julho de 2018O Padrão DEISS WS utiliza o modelo ABRASF 2. Abaixo estão detalhadas as particularidades deste padrão.
1. O sistema não permite:
– Inutilização de RPS;
– Informar o tomador vazio.
2. Informação sobre a série
O padrão DEISS WS não permite que haja repetição do número de RPS, pois o mesmo não diferencia Séries de RPS, portanto cada número de RPS é único, independente de qual for a Série utilizada.
3. Tomador do exterior
– Deixar vazio o campo de código do município da prestação do serviço;
– Não informar o campo de CNPJ;
– Informar o código do país do serviço e também do tomador;
– A Natureza da Operação a ser informada é Exportação;
– UF deve ser deixado vazio;
– Informar o campo de Documento do Tomador estrangeiro;
– Informar a razão social e o e-mail do tomador.
4. Substituição de NFS-e
Caso o emissor desejar também poderá utilizar o serviço de substituição de notas, e que fará o cancelamento da nota anterior e a emissão de um novo RPS.
5. Intermediário do serviço
O grupo de intermediário possui como obrigatoriedade de informações mínimas como o CPF/CNPJ, a inscrição municipal caso o CNPJ for informado, a razão social e o código do município do intermediário do serviço.
6. Construção Civil
Informações relacionadas à construção civil devem se cadastradas com seu respectivo código de obra, relacionado ao serviço que o mesmo deseja prestar.
7. Impressão
O padrão não disponibiliza link para impressão de notas no modelo da prefeitura.
8. Natureza da Operação
Tabela com as opções de Natureza da Operação aceitas pelo sistema DEISS WS:
9. Exemplo XML
Clique aqui para visualizar um exemplo de XML enviado ao InvoiCy NFS-e.
10. Observações
O prestador deve solicitar junto a prefeitura habilitação para emitir NFS-e via integração com o WS.
O prestador deve emitir 15 notas em homologação, sendo que para estas 15, 5 devem ser substituídas via serviço de substituição e 5 canceladas via serviço de cancelamento. Somente após realizar esses procedimentos, será liberado para emitir RPS em produção.
– Observação sobre o Município de INDAIATUBA/SP:
Neste município poderá ocorrer a incidência da rejeição: “Não é permitido o envio de vários lotes simultaneamente. – Envie o lote e aguarde o processamento para enviar o próximo lote.”
Este retorno é oriundo de bloqueio do CNPJ na Prefeitura, e ocorre quando o XML enviado para a Prefeitura estiver com alguma informação incorreta que ocasione falha no schema XML. Por exemplo, se enviado algum campo com algum caractere inválido ou diferente do tipo esperado para o campo, a Prefeitura irá bloquear o CNPJ pela falha no schema.
Para solucionar o caso, é necessário contatar o atendimento da Prefeitura, com Luciano, no telefone (19)3834-9222, ou ainda através do e-mail depin.suporte@indaiatuba.sp.gov.br. O Luciano efetuará o desbloqueio do CNPJ, e auxiliará no entendimento de qual campo está sendo enviado incorretamente, para que seja corrigida a informação.
Na prefeitura de Indaiatuba – SP, o sistema DEISS WS não possui a digitação de documentos no sistema do município e a recepção de documentos via web service integrados, assim, as consultas dos documentos emitidos por ambos processos é realizada em locais diferentes. Os documentos emitidos via digitação no sistema do município devem ser consultados no menu ‘Nota Fiscal Eletrônica > Consulta’ e para documentos emitidos via web service, a DEISS sugere a consulta apenas via web service, porém os documentos podem ser consultados no menu ‘Escrituração > Serviços Prestados’.