maio
11
2020

Release Notes – Versão 2.25.0 e 2.26.0

11 de maio de 2020

Índice

-

Versão 2.25.0 e 2.26.0 – 13/05/2020 – em produção

Melhorias nas Extensões de Importação e Manifestação

Essa nova versão conta com algumas novidades e alterações em relação às extensões de Importação e Manifestação. Buscando melhorar a apresentação dos documentos no InvoiCy, também foram criadas novas telas, que podem ser acessadas através das novas opções no Menu: Documentos emitidos e Documentos recebidos.

A tela de documentos emitidos irá apresentar todos os documentos emitidos pela empresa que está selecionada no combobox principal de empresas. Nos casos em que os documentos foram emitidos por outra aplicação, os mesmos poderão ser importados para o InvoiCy através da extensão de Importação de documentos, ou via tela, para as empresas que tiverem licença de emissão ativa.

Já a tela de documentos recebidos irá exibir apenas os documentos de entrada, emitidos contra a empresa que está selecionada no combobox principal de empresas. Caso a empresa não tiver a extensão de Importação ou Manifestação ativa, serão realizadas automaticamente 4 consultas diárias no DF-e, para buscar os documentos resumo e exibi-los em tela.

Será baixado o XML completo caso a empresa tenha alguma das extensões ativas (Importação ou Manifestação), e tenha feito a ciência da operação para esse documento.

Também foram alteradas as configurações na ativação das extensões de Importação e Manifestação.

Na ativação da extensão de Importação, agora é possível configurar o NSU de NF-e e CT-e para cada empresa que ativar a extensão. Também é possível configurar se deseja realizar a ciência da operação de forma automática.

Ao ativar a opção ‘Replicar configurações para empresas ativas’, os parâmetros e módulos atualizados na extensão serão replicados para as demais empresas que já possuem a extensão ativa, com exceção dos parâmetros de NSU e e-mail, que são exclusivos de cada empresa.

Após a ativação da extensão para uma ou mais empresas a aba ‘Ativação’ passa a se chamar ’Configurações’, onde todas as opções podem ser alteradas, caso necessário, além de permitir ativar a extensão para outras empresas na aba ‘Ativação’.

Ao ativar a extensão de Manifestação do destinatário, também será possível configurar o NSU de NF-e e CT-e, e replicar as configurações para as demais empresas ativas.

Da mesma forma que na extensão de Importação, após ativar a extensão de Manifestação para uma ou mais empresas a aba ‘Ativação’ passa a se chamar ’Configurações’, onde todas as opções podem ser alteradas, caso necessário, além de permitir ativar a extensão para outras empresas na aba ‘Ativação’.

Todos os XML que precisam de manifestação, ou os que já foram manifestados serão exibidos tanto na tela de Manifestação como na tela de Documentos recebidos.

As manifestações do destinatário continuarão a serem realizadas na tela de manifestação, porém quando a empresa tiver a extensão ativa poderá realizar a manifestação também através dos detalhes do documento na tela de Documentos recebidos, através do ícone correspondente.

Manifestação detalhes do documento

Imprimir valor do ICMS desonerado

A tela de configurações de impressão da NF-e conta com a nova opção ‘Imprimir ICMS Desonerado’, como demonstra a imagem abaixo.

Através dessa opção é possível imprimir o valor do ICMS desonerado no DANFE no grupo dos itens da nota, dos totais, ou ainda em ambos os grupos. A configuração é válida apenas para o modelo de DANFE personalizado, nas orientações retrato e paisagem. A imagem abaixo demonstra um modelo de DANFE retrato com o valor do ICMS impresso no grupo de itens e totais.

Exportação de todos os campos do XML da NF-e para arquivo Excel

A partir dessa versão será possível exportar para um arquivo Excel todos os campos do XML dos documentos NF-e. Mas é importante destacar que essa funcionalidade estará disponível apenas no ambiente de produção.

Para agendar o relatório, basta acessar a tela de Documento Recebidos, e no menu de exportações clicar na opção ‘Exportar todos os campos dos documentos para Excel’, conforme demonstra a imagem abaixo.

Será aberta uma popup para informar o endereço de e-mail para recebimento do arquivo.

O relatório poderá ser gerado para um período de até 30 dias, e no máximo para 5 mil documentos. E o mesmo será gerado apenas para os documentos completos do módulo NF-e.

Ao efetuar um filtro por documentos do tipo resumo, ou de um módulo diferente de NF-e, esta opção de exportação não será habilitada.

Consulta de MDF-es encerrados pelo Fisco

De acordo com o AJUSTE SINIEF 04/18, de 3 de abril de 2018, a SEFAZ pode automaticamente encerrar um MDF-e do modal rodoviário quando este ainda estiver autorizado em 60 dias.

Dessa forma, foi implementado nesta versão do InvoiCy um processo que irá rodar automaticamente uma vez ao dia, buscando as empresas que tenham MDF-es autorizados a mais de 60 dias, e verificando se existe algum evento de encerramento emitido pelo Fisco para esses MDF-es.

Caso encontrar, o evento será armazenado no InvoiCy e o status do documento será atualizado para ‘Encerrado’.

Nova funcionalidade no cadastro de particularidades da NFS-e

Disponibilizamos mais uma opção de configuração no cadastro de particularidades para emissão de NFS-e. A partir de agora é possível selecionar um campo do layout da NFs-e que vai ser preenchido pelo InvoiCy com a informação enviada pelo cliente em um outro campo, por exemplo, é possível definir que o campo TributMunicipio seja alimentado com o valor da tag temIteListServico, que foi enviada pelo cliente na integração.

Logs da última consulta nos Web Services das Prefeituras

Ao acessar a tela de Documentos recebidos, através do ícone localizado no lado direito da tela, conforme demonstra a imagem, poderão ser visualizadas as informações da última e próxima consulta no Web Service de Distribuição de documentos – SEFAZ, e a última e próxima consulta no Web Service de NFS-e das Prefeituras.

Quando acessar essa tela com usuário parceiro, serão exibidas as empresas relacionadas com a chave do parceiro e que possuem a extensão de importação de documentos ativa. Para usuário normal, serão exibidas as empresas que o usuário tem acesso e que possuem a extensão de importação de documentos ativa.

Na grid serão exibidas as datas da última importação para cada módulo, e ao clicar na data será aberto os detalhes do documento importado. 

Retorno de layout único na consulta de NFS-e emitidas pelo InvoiCy

A partir dessa nova versão o InvoiCy passa a retornar o layout único da NFS-e também na consulta de documentos emitidos, da mesma forma que já ocorre para os documentos importados. Com isso será possível que o cliente obtenha qualquer informação dos documentos emitidos por ele. Para que esse retorno ocorra, é preciso que o parâmetro “XML InvoiCy no retorno da requisição”, nas configurações para emissão de NFS-e do painel de controle, esteja configurado como “Sim”. O retorno da consulta será disponibilizado na tag DocCompleto, em formato base64.

Detalhamento da versão

Para conhecer todas as modificações realizadas nessa versão, clique aqui.