jun
02
2020

Release Notes – Versão 2.27.0

2 de junho de 2020

Índice

-

Versão 2.27.0 – 09/06/2020 – em produção

Integração via API Rest para emissão de documentos

A partir dessa versão o InvoiCy permite que os clientes façam a integração via API Rest para efetuar o envio de documentos dos módulos NF-e/NFC-e e NFS-e. Além da emissão para esses módulos, também é possível efetuar o envio de eventos, inutilização, descarte e consultas de documentos, e ainda realizar o cadastro de novas empresas.

Para realizar a integração com as APIs o primeiro passo é se autenticar para que o InvoiCy possa garantir a segurança da origem da comunicação. Para isso, será necessário gerar um token de autenticação no padrão JWT (RFC – 7519), e enviar para a rota {{host}}/oauth2/invoicy/auth. Abaixo é detalhado como deverá ser gerado esse token:

  • O host varia por ambiente sendo homologação https://apibrhomolog.invoicy.com.br e produção https://apibr.invoicy.com.br/.
  • O parâmetro “iat” é um numérico com a data de criação do token, deve ser informado a data/hora atual no fuso zero, desde a Era Unix. 
  • O parâmetro “exp” é um numérico com a data de expiração do token, nele deve ser informado a data/hora atual no fuso zero, desde Era Unix, mais 120 segundos, resultando o tempo de expiração no formato timestamp. O tempo de expiração do token deverá ser no máximo de 120 segundos. 
  • O parâmetro “sub” é uma string com o CNPJ da empresa ou a chave de parceiro. Quando for gerado um token para cadastro/atualização de empresa deverá conter a chave de parceiro nesse caso, no restante das situações será utilizado o CNPJ da empresa.
  • O parâmetro “partnerKey” é uma string com a chave de parceiro fornecida pelo InvoiCy. Quando for gerado um token para cadastro de empresa, não enviar essa informação.
  • A chave de acesso é a chave privada fornecida pelo InvoiCy para cada empresa cadastrada. Quando for gerado um token para cadastro de empresa deverá conter a chave de acesso do parceiro nesse caso. 
  • Obs: para consulta de empresa utilizar o token com o CNPJ e não chave de parceiro.

Tendo criado o token JWT, deverá ser enviado para a API de autenticação para obter o refreshToken e accessToken. Avaliar o exemplo “Gerar Token” que está na documentação do Postman descrita abaixo.

O refreshToken será utilizado para criar um novo accessToken válido quando o mesmo expirar. Quando expirar o refreshToken será necessário realizar o mesmo processo descrito acima para obter um novo token válido. Avaliar o exemplo “Refresh Token” que está na documentação do Postman descrita abaixo.

O accessToken deverá ser enviado no header “Authorization” em todas as requisições de documentos ou empresa. 

Para facilitar seu entendimento criamos uma documentação com todas as integração no Postman, clique aqui para acessá-la.

Ao clicar na opção LANGUAGE, você pode selecionar a linguagem desejada para gerar exemplos de integração, onde será montado o código com a requisição de acordo com a linguagem selecionada.

Nas próximas versões estaremos liberando novos serviços com REST. Fique atento as novidades! Para mais informações acesse o artigo Integração via API Rest para emissão de documentos.

Impressão da identificação do Local de Entrega e Retirada juntos no DANFE

Nas versões anteriores era possível imprimir apenas o endereço de local de entrega ou o endereço de local de retirada no DANFE. A partir dessa versão, será possível imprimir os dois endereços juntos no DANFE, através da configuração da opção ‘Exibição do endereço de entrega e retirada’, nas configurações de impressão da NF-e.

Ao selecionar a opção ‘Ambos’, no DANFE será impresso o bloco do endereço de local de entrega e endereço de local de retirada, como pode ser visto na imagem abaixo.

Possibilitar a impressão do DANFE com diferentes logomarcas

Estamos disponibilizando nesta versão do InvoiCy uma funcionalidade que permite ao cliente a escolha de qual logomarca será impressa no DANFE. 

Para utilizar essa opção primeiramente será necessário cadastrar as logomarcas que deseja utilizar, atentando-se para que cada logomarca tenha um apelido diferente.

Após ter as imagens cadastradas, será preciso informar ao InvoiCy qual logomarca deverá ser apresentada no DANFE. Para isso será preciso enviar dentro do XML de integração o apelido que foi informado no momento do cadastro.

Para contemplar o envio dessas novas informações, foi criado um novo grupo de tags chamado <Parametros> e dentro deste grupo deverá ser enviada a tag <ApelidoLogomarca>, conforme imagem a seguir. Clique aqui para fazer download de um arquivo XML contendo o novo grupo.

Com base nessas informações o InvoiCy irá gerar o DANFE exibindo a logomarca conforme o apelido informado.

Caso não for enviada a tag <ApelidoLogomarca> ou o apelido informado não corresponder a uma logomarca cadastrada, o InvoiCy irá gerar o DANFE com a logomarca padrão da empresa, caso esta estiver cadastrada.

Essa nova funcionalidade está disponível inicialmente para o módulo NF-e.

Nova coluna “Forma de Pagamento” na exportação de documentos em Excel

Para os clientes que realizam a exportação dos documentos para o formato Excel, passamos a disponibilizar também a informação de forma de pagamento, como pode ser visto na imagem abaixo.

Importação de NFS-e de entrada via Web Service

A partir de agora, a importação de NFS-e de entrada via web service no InvoiCy está disponível também para os padrões DUETO 2 e SAATRI, totalizando 98 municípios.

Para realizar a importação dos documentos é necessário ter contratada a extensão de Importação de Documentos. Saiba mais sobre a importação de NFS-e de entrada clicando aqui.