fev
04
2021

Release Notes – Versão 2.35.0

4 de fevereiro de 2021

Índice

-

Versão 2.35.0 – 17/02/2021 – em produção

Olá pessoal!

Já está disponível em produção, a versão 2.35.0 do InvoiCy.

Confira as novidades:

  • Disponibilizado novo DANFE simplificado – etiqueta:

Buscando se adequar a NT 2020.004, o InvoiCy passa a disponibilizar um modelo de impressão mais simplificado do DANFE.

O DANFE simplificado – etiqueta traz impressa a chave de acesso, protocolo de autorização da NF-e e código de barras, além das seguintes informações:

  • Dados gerais da NF-e, como: Tipo de operação (se entrada ou saída), série, número da NF-e e data de emissão;
  • Dados do emitente: Nome/Razão social, CPF/CNPJ, Inscrição Estadual e sigla da UF;
  • Dados do destinatário: Nome/Razão social, CPF/CNPJ/ID do Estrangeiro, Inscrição Estadual e sigla da UF;
  • Valor total da Nota Fiscal;
  • Em caso de contingência EPEC: protocolo de autorização do evento EPEC.

Para habilitar esse novo modelo de DANFE no InvoiCy, basta acessar a tela de configurações de impressão da NF-e, e configurar o parâmetro ‘Habilitar DANFE Etiqueta’ com a opção ‘Sim’.

  • Retorno do link do PDF de eventos na consulta de documentos:

Ao realizar a consulta de uma NF-e que possua um evento vinculado, e caso esse evento tenha disponível um PDF para impressão, será retornado o link do PDF do evento.
Mas atenção! Para isso é necessário enviar nos parâmetros da consulta as tags PDFLink e Eventos preenchidas com o valor ‘S’, como demonstra a imagem abaixo, caso contrário o link do PDF do evento não será retornado.

No retorno da consulta, a tag DocEvePDFLink será preenchida com o link do PDF do evento. Mas lembrando, que será retornado o link apenas para os eventos que possuírem um PDF disponível para impressão.

No exemplo abaixo a NF-e consultada possuía duas cartas de correção vinculadas, e como é válida sempre a última CC-e enviada, retornou o link do PDF apenas da CC-e de sequencial 2.

  • Adequação com a NT 2020.006 – Intermediador da Operação:

Olha só que super novidade! O InvoiCy está atualizado de acordo com a nova NT 2020.006, com mudanças de layout e regras de validação para a NF-e/NFC-e versão 4.0, e visando também a adequação ao Ajuste SINIEF 21/2020 e 22/2020, envolvendo a identificação do intermediador ou agenciador da operação.

O prazo previsto para a implementação das mudanças é:

Ambiente de Homologação: 01/02/2021
Ambiente de Produção: 04/05/2021

O que diz a NT?

As alterações incluem a criação do campo de indicativo da operação com intermediador/marketplace, que precisará ser informado quando o indicador de presença (indPres) for igual a:

1 – Operação presencial;
2 – Operação não presencial, pela Internet;
3 – Operação não presencial, Teleatendimento;
4 – NFC-e em operação com entrega a domicílio;
9 – Operação não presencial, outros.

Também foi incluído um novo grupo para informar os dados do intermediador da transação: CNPJ do Intermediador da transação e Identificador cadastrado do Intermediador.

E por fim alterou-se o campo forma de pagamento (tPag), incluindo as novas opções:

16=Depósito Bancário;
17=Pagamento Instantâneo (PIX);
18=Transferência bancária, Carteira Digital;
19=Programa de fidelidade, Cashback, Crédito Virtual.

Novas regras de validação também foram criadas, com intuito de validar as novas informações aceitas no layout.

Para ficar por dentro de todas as alterações realizadas em decorrência dessa NT, faça download do nosso layout de integração clicando aqui, as informações atualizadas estão destacadas em cor amarela. E não deixe de ler a NT 2020.006 na íntegra.

Fonte: Portal NF-e

  • Adequação a NT 2020.007 – Novo evento de inclusão de Ator interessado na NF-e:

E tem mais novidade! O InvoiCy também já está preparado para atender a NT 2020.007, que especifica o novo Evento de Inclusão de Ator Interessado na NF-e, permitindo informar/vincular um transportador interessado pela NF-e.

Mas ATENÇÃO! Esse novo evento será permitido pela SEFAZ somente a partir de 29/04/2024 no ambiente de homologação e 03/06/2024 no ambiente de produção.

No momento da emissão da NF-e, muitas vezes o emitente ainda não definiu o Transportador que ficará responsável pela entrega da mercadoria, impedindo, portanto, que essa informação conste em campo específico da NF-e, ou mesmo no grupo de pessoas autorizadas a acesso ao XML da NF-e (tag autXML). Em vários casos, o responsável pelo transporte é o destinatário e, nesses casos, o Emitente não tem condições de informar o Transportador no XML da NF-e.

Sendo assim, a partir dessa NT será possível que o Emitente informe a identificação do Transportador a qualquer momento, como uma das pessoas autorizadas a acessar o XML da NF-e.

E nos casos onde o transporte não é de responsabilidade do Emitente, o Destinatário poderá gerar o evento, com o mesmo objetivo de autorizar que o Transportador fique autorizado a acessar o XML da NF-e.

Nos casos de Redespacho ou Subcontratação, definido o transportador contratado, este também poderá autorizar outro transportador participante da mesma operação de transporte a acessar o XML da NF-e.

O Transportador precisa dos dados da NF-e para instrumentalizar seus processos de transporte e, a partir da geração deste evento, possibilita ao transportador buscar o XML da NF-e no Ambiente Nacional, por meio do “Web Service de Distribuição de DF- e de Interesse dos Atores da NF-e.

Fonte: Portal NF-e

Quer saber mais sobre esse novo evento? Então leia a NT 2020.007, e confira as alterações no nosso layout de integração de eventos, destacadas em amarelo.

  • Imprimir DANFE com dados de ICMS ST na descrição do item:

A partir desta nova versão, foi disponibilizado um novo parâmetro “Imprimir dados ICMS ST no item” nas configurações de impressão da NF-e, que está disponível apenas para o DANFE retrato modelo personalizado, como demonstra a imagem abaixo:

Ao habilitar esse novo parâmetro, será gerado um DANFE de entrada mostrando na descrição do item os dados das tag: pMVAST pRedBCST vBCST pICMSST. Abaixo, uma imagem ilustrativa de como ficará a impressão do DANFE quando o parâmetro estiver marcado com a opção SIM:

Em seguida, uma imagem de como ficará a impressão do DANFE quando o parâmetro estiver marcado com a opção NÃO:

  • Retornar DANFE em formato etiqueta na consulta de documentos:

Oba! O processo de consulta de documentos também foi adequado para permitir o retorno do DANFE em modelo etiqueta.

Quer saber como isso funciona? É bem simples! Basta informar nos parâmetros da consulta a tag TipoImpressao com o valor ‘E’, com isso o DANFE retornado será impresso no modelo Etiqueta. Veja um exemplo abaixo dos parâmetros de envio da consulta:

  • Possibilidade de escolher o formato de impressão do DANFE ao enviar uma NF-e:

Olha só que novidade bacana! A partir de agora o emissor pode escolher o formato de impressão do DANFE já no momento de envio da NF-e via Web Service.

Quer saber como? Basta enviar os seguintes parâmetros no envio da sua NF-e:

A tag FormatoImpressao pode ser preenchida com as seguintes opções:

1 – Retrato
2 – Paisagem
3 – Simplificado – Mas atenção! É necessário ter habilitado o parâmetro ‘Habilitar DANFE simplificado’ nas configurações de impressão do módulo NF-e
4 – Etiqueta

Apresentamos aqui um exemplo do envio informando os parâmetros, utilizando a ferramenta SOAP UI:

No retorno do envio, tanto o PDF em base64 como o link de impressão serão retornados de acordo com o parâmetro enviado.

  • Detalhamento da versão

Para conhecer as demais modificações realizadas nessa versão, clique aqui.

Faça as alterações necessárias e desfrute de todo o potencial da Plataforma InvoiCy!

Ficou com alguma dúvida? Encaminhe para atendimento@migrate.info que nossa equipe de atendimento te ajuda!

Aqui o movimento não para!